Isaura Daniel
São Paulo – O chanceler e ministro da Cooperação do Marrocos, Mohamed Benaïssa, foi recebido por autoridades brasileiras hoje (14) em Brasília. O ministro desembarcou na capital federal no começo da noite de terça-feira (13) e esteve hoje com o vice-presidente da República, José Alencar, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Eles discutiram assuntos de cooperação entre os dois países.
O ministro entregou ao vice-presidente da República uma carta do rei do seu país, Mohamed VI, endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito de uma proposta que o Marrocos vai apresentar no mês de abril na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a autonomia do Saara Ocidental. A região vive conflitos territoriais. A intenção do Marrocos, segundo informações da embaixada do Marrocos em Brasília, é resolver os problemas da região.
O tema foi assunto também da conversa de Benaïssa com Amorim. De acordo com informações do Itamaraty, o ministro Amorim afirmou que o Brasil deseja que a região viva em paz e harmonia e que tem interesse em cooperar com os árabes, sempre respeitando os preceitos das Nações Unidas. Ele citou como exemplo da cooperação do Brasil com os árabes a Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos, que foi realizada em maio de 2005 na capital federal do Brasil.
O ministro Benaïssa chegou no Brasil vindo da Argentina e viaja ainda na noite desta quarta-feira para o Paraguai. No Brasil, ele foi recebido e acompanhado pela embaixadora do Marrocos, Farida Jaïdi.

