São Paulo – O ministro das Relações Exteriores da Tunísia, Khemaies Jhinaoui, cumpriu agenda na manhã desta quinta-feira (27) com seu homólogo brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF). Além de discutirem temas da agenda bilateral Brasil-Tunísia, os chanceleres assinaram acordos nas áreas de juventude, inovação e economia.
Foram três acordos: um deles prevê a promoção das relações econômicas entre os dois países; outro incentiva a cooperação para projetos de ciência, tecnologia e inovação; e, por fim, no âmbito da juventude, almeja a busca de ações de intercâmbio de experiências de ambos os lados. Os dois países assinaram também um memorando de entendimento entre a Biblioteca Nacional da Tunísia e a Fundação Biblioteca Nacional.
Os acordos foram assinados após a sessão solene de abertura da III Sessão da Comissão Mista Brasil-Tunísia. Essa comissão tem como objetivo desenvolver iniciativas voltadas a renovar o ímpeto da aproximação entre os dois países, além de trocar impressões sobre questões de política internacional.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, durante a manhã os ministros repassaram a agenda bilateral e reafirmaram o empenho na negociação de um acordo de cooperação e de facilitação de investimentos entre Brasil e Tunísia. Discutiram também iniciativas de cooperação nas áreas de turismo, saúde, cultura e defesa.
Encontro com Temer
Jhinaoui visitou também o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto. Segundo o gabinete da presidência, o encontro foi de cortesia – Temer procura sempre deixar um espaço em sua agenda para receber chanceleres: recentemente recebeu o ministro dos Emirados Árabes Unidos. Nenhuma decisão ou anúncio foram feitos durante a audiência do ministro tunisiano com o presidente brasileiro, informou o porta-voz do gabinete.
A visita do ministro da Tunísia foi a primeira de um chanceler do país africano ao Brasil em dez anos.
Após o encontro, Jhinaoui retornou ao Itamaraty, onde concedeu entrevista à imprensa. Na sexta-feira (28) o chanceler segue agenda em Brasília, com uma palestra no Instituto Rio Branco e uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Social, Osmar Terra.


