Agência Brasil
O presidente venezuelano Hugo Chávez, que está participando hoje (15) de um encontro empresarial entre o Brasil e a Venezuela, dentro da programação da II Feira Internacional da Amazônia, afirmou que o mercado petrolífero está saturado, fato que se contrapõe ao atual preço do barril.
"O pretróleo está em US$ 40 porque os Estados Unidos invadiram o Iraque. O preço justo, para mim, é de US$ 30 o barril", sintetizou. Chávez ressaltou, porém, que apesar de não concordar com a atual política, não tomará decisões contrárias ao interesse da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Chávez disse, ao chegar em Manaus, que a entrada da Venezuela no Mercosul ocorreu em boa hora. O país foi aceito pelo bloco, como associado, no mês de julho, durante a Cúpula do Mercosul, na Argentina. "Este é o triunfo de um novo caminho para meu país. O grande dia que Simon Bolivar previu para a América do Sul está chegando".
Chávez também falou sobre integração latino-americano e voltou a reforçar a idéia de criar uma grande holding de petróleo na América do Sul. "Vamos criar a Petrosul, para integração energética e a Televisão do Sul, de integração cultural", disse.

