São Paulo – Foi o amor por uma brasileira o responsável pela chegada do sírio Mahmoud Ghaloul ao Brasil, em 2013. Depois de 18 anos trabalhando como chef e gerente de restaurantes em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ele resolveu abandonar tudo e mudar-se para São Paulo por causa de sua atual esposa, que também vivia no emirado, mas sentia saudades de sua terra natal.
Não foi sua primeira experiência em um local diferente: antes de completar 18 anos, Ghaloul saiu da Síria para fugir do serviço militar obrigatório e desembarcou em Dubai. Sempre trabalhou com comida: “Minha família sempre foi muito envolvida com culinária. Ao chegar em Dubai, logo comecei a trabalhar em restaurante e acabei me especializando na arte, pela qual hoje sou apaixonado” conta o sírio.
Ao chegar aqui, seguiu seu destino na cozinha: gerenciou por seis meses um restaurante no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, mas logo percebeu que não servia para ser funcionário. Resolveu empreender: preparou doces árabes em compotas e começou a vende-los em feiras de artesanato e culinária pela cidade.
Logo conquistou uma clientela fiel, o que fez Ghaloul expandir seus negócios. Além dos doces em feiras, o chef serve pratos típicos da culinária árabe como charutos de repolho, arroz com cordeiro, tabule, quibes, babaganoush, entre outros. “Atendo encomendas e também vou às casas das pessoas. Já fiz muitos eventos, onde posso servir um menu mais completo”, explica o sírio.
Todos os sábados, o chef monta sua barraca em ume feira na Vila Nova Conceição. Aos domingos, atende os clientes em Moema. Mas seus pratos estão disponíveis todos os dias, a qualquer hora, em sua residência, ou por encomenda. O sírio conta que seu próximo passo será abrir uma loja, que já tem até nome: Sonho Árabe.
Serviço
Sonho Árabe, do chef Mahmoud Ghaloul
Rua Antônio Abrantes, 13 – Brooklin, São Paulo/SP
Telefone: (11) 96173-2323
Site: http://www.sonhoarabe.com/