São Paulo – O diretor geral da rede de TV Al Jazeera, do Catar, Wadah Khanfar, anunciou nesta terça-feira (20) que está deixando o cargo após ocupá-lo por oito anos, segundo matéria publicada no site da emissora em inglês. Em carta à redação, o executivo afirmou que quando assumiu a função seu objetivo era tornar a Al Jazeera uma referência mundial em jornalismo, meta que, em sua avaliação, foi atingida.
Khanfar será substituído por Ahmad Bin Jassim Bin Mohammad Al Thani, membro da família real do país árabe.
O anúncio da demissão ocorre em meio à chamada “Primavera Árabe”, que vem tendo ampla cobertura da emissora. As coberturas independentes da rede muitas vezes provocaram a ira de regimes do mundo árabe, que em diversas ocasiões fizeram reclamações formais ao governo do Catar, pois a Al Jazeera é estatal.
Palestino, Khanfar começou a trabalhar na emissora como correspondente, tendo passado pela África, Afeganistão e Iraque. Sob sua direção a rede cresceu e atingiu fama internacional.
No ano passado, em entrevista à ANBA, ele falou sobre os planos de expansão da Al Jazeera, que envolviam novos canais de notícias, esportes e serviços em outros idiomas além do árabe e do inglês.

