Agência Brasil
Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja amanhã (8) para Cuzco, no Peru, para participar da 3ª Reunião de Presidentes da América do Sul. Durante o evento será anunciada a criação da Comunidade Sul-americana de Nações, segundo informa o ministro-chefe do Departamento da América do Sul do Itamaraty, Ênio Cordeiro. O objetivo é formar uma unidade política na região e aprofundar a integração comercial e física entre os países membros.
Ênio Cordeiro diz que o acordo pretende ir além da formação de uma zona de livre comércio. "Será um mecanismo de intensificação do diálogo político na região e de promoção de integração física do continente nas áreas de transporte, energia e comunicações", anunciou.
Recentemente, os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) fecharam acordo de livre comércio com a Comunidade de Países Andinos (CAN), que congrega Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O Mercosul também já mantém acordos com países associados: Chile, Peru, Bolívia e Venezuela.
A reunião de Cuzco também deverá acolher a proposta brasileira de realizar uma Conferência sobre Segurança na América do Sul, em Fortaleza, em julho de 2005, para tratar do combate ao crime organizado, tráfico de armas e drogras e violência urbana.
Depois de consolidar o bloco, o próximo encontro da cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações será no Brasil, no primeiro semestre de 2005. A primeira reunião de presidentes da América do Sul ocorreu em Brasília, e, a segunda, em Guayaquil, no Equador.

