Geovana Pagel
São Paulo – A Chilli Beans, marca brasileira de acessórios como óculos escuros e relógios, está buscando parceiros comerciais no mercado árabe. "Queremos alguém que invista na marca. Um parceiro que após comprar a franquia terá direito a usar a marca no país abrindo quantos pontos-de-venda quiser", explica o empresário Caito Maia, de 37 anos, proprietário da Chilli Beans.
"Já temos alguns contatos, principalmente em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Acreditamos no potencial dos países árabes pelo alto poder aquisitivo e também acreditamos no nosso produto. Óculos escuros são ideais para a região já que sol é o que não falta no deserto", brinca Caito Maia.
A Chilli Beans é referência não só no mercado de óculos escuros, mas também no de franquias. No Brasil a marca comercializa seus produtos em 156 franquias, distribuídas entre os maiores shopping-centers e centros comerciais, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Manaus, no Amazonas. A maioria são quiosques.
O objetivo para 2006 é justamente investir no processo de internacionalização que teve início no ano passado com a abertura do primeiro ponto-de-venda em Lisboa, Portugal. Hoje, a Chilli Beans já tem três franquias na capital lusitana e uma loja própria, recém inaugurada, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Caito Maia lembra com bom humor como conseguiu construir "do nada", como ele mesmo diz, um negócio sólido e muito próspero. A idéia de vender óculos escuros com estilo surgiu em 1996 quando o jovem, então músico, morava na Califórnia. Quando voltou para o Brasil com alguns modelos na bagagem, no mesmo ano, e vendeu tudo para os amigos, percebeu que havia mercado para o produto.
Foi assim que Caito resolveu abrir uma pequena banca no Mercado Mundo Mix – feira de moda voltada para o público jovem, em São Paulo. Ali ele colocou os primeiros óculos Chilli Beans no mercado. Um ano depois, eles passaram a ser vendidos na Galeria Ouro Fino.
Em outubro de 2000 o empresário abriu o primeiro quiosque da Chilli Beans no Shopping Villa Lobos, que explodiu de vendas. "Foi uma loucura. No ano seguinte abri mais três pontos: nos shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi", conta Maia. "A partir daí começou a bombar e a marca começou a se consolidar. Já surgiram propostas para franquia", lembra. Em 2002 foi instalada a primeira loja, dessa vez no Shopping Ibirapuera, que não aceitava a opção de quiosque.
"O shopping encara o quiosque como fator de transição para a loja. Com o tempo nós descobrimos que dava muito certo ter uma loja num andar e um quiosque no outro, no mesmo shopping", garante.
Segundo Maia, a receita do sucesso da Chilli Beans é simples: uma marca jovem, que lança dez modelos de óculos por semana, com preços acessíveis que vão de R$ 35 a R$ 85. No exterior o preço dos óculos varia de US$ 30 a US$ 55.
"Hoje em dia, o líder do mercado, em qualquer segmento, tem que mudar constantemente para agradar ao cliente. A Chilli Beans toda semana tem produto novo. Tem que ter coisas novas, tem que se mexer. O cliente tem que entrar na loja numa semana e ser de um jeito, e da próxima vez que ele entrar, deve algo completamente diferente", ensina o empresário.
A concepção da Chilli Beans é inovadora. Seguindo a tendência de gigantes como Nike e Coca-Cola, a empresa não produz um óculos sequer. Trabalha com três fabricantes chineses. Um escritório instalado em Los Angeles, onde também é desenvolvido o design dos óculos, coordena as atividades na China.
Produtos
O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com maior receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda. As linhas se dividem em Kids, Clássico, Metal e Esporte, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas.
Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, cordão e presilha porta-óculos para carro.
Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 tipos diferentes. Os modelos são exclusivos e combinam design moderno com tecnologia.
Contato
Chilli Beans
Telefone: +55 (11) 3818-3030
Site: www.chillibeans.com.br

