Da Agência Lusa
Pequim – A China vai construir cerca de 200 mil hotéis, complexos turísticos e pousadas até 2015, informou nesta terça-feira (29) a imprensa estatal chinesa.
De acordo com as previsões da Administração Nacional de Turismo da China (ANTC), divulgadas nesta terça-feira pelo jornal oficial China Daily, o crescente setor do turismo chinês vai se beneficiar com a construção de 10 mil hotéis classificados pelo sistema de estrelas.
Segundo afirmou à imprensa Shao Qiwei, responsável da ANTC, o número de estabelecimentos com a categoria de cinco estrelas passará de 361 para 500 até 2015.
Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) indicam que 100 milhões de estrangeiros vão visitar a China em 2015 e que um número semelhante sairá do país para viajar pelo mundo, além das 2,8 bilhões de deslocações turísticas domésticas.
A cadeia hoteleira Shangri-La prevê a abertura de cinco novos estabelecimentos no país só este ano, coincidindo com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos na China.
O grupo tenciona abrir outras 13 unidades hoteleiras, a curto prazo, nas principais cidades chinesas, como Pequim, Xangai e Xian – esta última onde se encontram os famosos guerreiros de terracota.
A Traders Hotel e a China World Trade Center também vão abrir outros 40 hotéis no país antes de 2011.
Segundo previsões oficiais, o investimento nacional e estrangeiro no setor hoteleiro vai alcançar os US$ 47,14 bilhões entre 2006 e 2010.
O setor hoteleiro chinês foi um dos primeiros a se abrir ao exterior, há 30 anos, impulsionado pela transição de um sistema planificado à adoção de uma economia de mercado.
O Jianguo Hotel, de Pequim, foi o primeiro empreendimento com investimento estrangeiro aprovado pelo Conselho de Estado, em 1979. Desde então, 67 grupos hoteleiros e 41 grupos internacionais entraram no gigante asiático, gerindo 516 hotéis atualmente.
No fim de 2007, existiam mais de 14 mil hotéis na China classificados de acordo com o sistema de estrelas, cem vezes mais que os que existiam em 1978.

