Emirates News Agency*
Dubai – Empresas chinesas são as principais parceiras econômicas da Zona Franca de Jabel Ali (Jafza), em Dubai. Segundo informa a CEO da Jafza, Salma Hareb, no ano passado empresas chinesas venderam 18 bilhões de dihrans (US$ 4,9 bilhões) através da zona franca.
"Nesta última década as relações entre a China e Dubai têm crescido muito como resultado do desenvolvimento geral de Dubai e dos outros emirados do país," acrescentou Hareb. Os Emirados Árabes Unidos são formados pelos emirados de Ras Al Khaimah, Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm Al Quwain e Fujairah.
Uma das 500 maiores empresas do mundo segundo a revista financeira Fortune, a Shanghai Baosteel, começou a operar na Jafza em janeiro deste ano.
A Baosteel tem capital de 45,8 bilhões de yuan (equivalentes a US$ 5,9 bilhões). A empresa detém 22 subsidiárias (entre elas nove em outros países), 14 holdings e é acionista em outras 24 empresas. O grupo inclui 11 siderúrgicas, duas financeiras e oito tradings. A Baosteel é uma das mais rentáveis empresas do setor de aço e produz atualmente 20 milhões de toneladas de produtos.
*Tradução de Mark Ament

