São Paulo – Foi no caixa do restaurante vegetariano que fica quase em frente à redação da Agência de Notícias Brasil Árabe (ANBA), em São Paulo, que esta reportagem conheceu o chocolate da Divine. O rótulo das bolinhas de chocolate 70% cacau com flocos de arroz saltou aos olhos com suas traduções para o árabe, algo incomum na capital paulista. Comprado o pacotinho de Divis, degustadas e aprovadas as bolinhas, fez-se o contato com a empresa, com sede em Encantado, no Rio Grande do Sul.
A Divine Chocolates tem certificação halal desde 2018, quando ganhou um prêmio de melhor chocolate na feira de doces Yummex, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Foi quando a empresa começou também a acrescentar o idioma árabe nas embalagens de quase todos os produtos. Em 2021, a Divine conseguiu uma venda para o Catar. Já houve indicação de interesse de clientes na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
O Melhor Produto de Chocolate da Yummex 2018 foi para a empresa brasileira com o produto For Fit, uma barra de chocolate saudável com whey protein, sem adição de açúcar e sem glúten. Aquele foi o primeiro ano que a Divine Chocolates participou da Yummex.
“Obtivemos a certificação halal e incluímos o árabe na embalagem após a participação na feira Yummex Dubai, em 2018, após ver grande potencial para nossa linha. Verificamos que sem a certificação halal não teria como entrar no mercado árabe”, disse o responsável pelas exportações da Divine Chocolates, Diego Heineck.
No ano passado, a Divine levou o 2º lugar na categoria Melhor Chocolate na International Sweets and Biscuit Fair (ISM Middle East 2022) em Dubai, com o chocolate ao leite Escolhas.
“Vemos muito potencial para chocolates nos países do Oriente Médio, mas estamos com dificuldade em achar um bom parceiro!”, disse Heineck à ANBA.
A chocolateria já exporta para os vizinhos Uruguai e Argentina, além do Chile, Costa Rica e Estados Unidos. Segundo Heineck, estão iniciando as vendas ao Paraguai. “Exportamos 2% do que produzimos, pois iniciamos a internacionalização da empresa há pouco tempo, e queremos expandir para cerca de 30%”, disse Heineck.
História
Após dois anos de pesquisa, a família Turatti inaugurou a fábrica da Divine Chocolates em outubro de 2011, em Encantado, Rio Grande do Sul. Inicialmente, vendiam apenas para clientes locais e regionais, e hoje atendem todo o Brasil pelo site da companhia e distribuem em 15 estados do País.
A chocolateria gaúcha preza pela qualidade de seus produtos utilizando tecnologia e inovação, como sustentabilidade. Seu objetivo é ser reconhecida como uma marca de alimentos saudáveis e saborosos para diferentes públicos até 2024.
A Divine Chocolates tem uma vasta oferta de produtos. Chocolate ao leite, chocolate vegano, chocolate 70% cacau, barras de chocolate, cacau em pó, mistura em pó para fondue de chocolate, chocolate zero açúcar, bolinhas de chocolate com flocos de arroz, trufas, linha fit com whey protein, pasta de amendoim, creme de avelã, além de uma linha de cafés, entre outros produtos.