São Paulo – Depois de quatro anos de gestão, em dois mandatos, o diplomata Osmar Chohfi entregou a presidência da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na terça-feira (28) pela noite ao advogado William Adib Dib Junior, em solenidade realizada na sede da instituição.
Vindo de carreira no Ministério das Relações Exteriores do Brasil, onde chegou a ocupar o cargo de secretário-geral, posto logo abaixo do ministro na escala hierárquica, Chohfi fez na Câmara Árabe uma gestão baseada na transformação digital e expansão da atuação internacional da entidade e no aumento da participação brasileira no mercado halal.
O diplomata assumiu a presidência em 2021, com o mundo ainda vivendo a pandemia de covid-19, momento de desafios para a economia nacional e mundial e para o comércio internacional. A modernização foi a base para solidificar o trabalho da instituição em um cenário global de muitas mudanças rumo ao digital.
Em meio a uma intensa agenda de feiras, missões, encontros empresariais, seminários, ações culturais, iniciativas sociais, articulações com a diplomacia e desenvolvimento de parcerias com órgãos dos governos árabes e brasileiro, a Câmara Árabe colocou em pé no período projetos que se tornaram alguns dos marcos da sua história.
Foi inaugurado um escritório em Brasília, capital federal brasileira, e outro no Cairo, Egito, realizadas duas edições do Global Halal Business Forum (GHB), que se tornou o grande espaço de discussão do mercado halal, e lançado o Projeto Halal do Brasil com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), ampliando a presença de produtos brasileiros em mercados muçulmanos.
“Temos uma instituição robusta, moderna, alinhada com o seu tempo e preparada para atingir com eficácia os seus objetivos”, afirmou Chohfi no discurso de despedida da presidência. No ano passado, as exportações brasileiras ao mundo árabe atingiram o recorde de US$ 22 bilhões. “A Câmara veio crescendo nessa relação bilateral que é cada vez mais importante para o Brasil”, disse Chohfi.
O diplomata falou que em todas as áreas, a Câmara Árabe procurou ter uma atuação relevante e conducente a resultados. “A nossa entidade e sua equipe, posso afirmar com certeza, estão bem-organizadas e preparadas para superar desafios, que nós temos muitos, tanto os presentes quanto os futuros”, falou aos presentes.
Em um vídeo foram exibidos alguns dos principais acontecimentos e realizações da gestão, assim como o secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, apresentou as principais atividades da entidade em 2024, em uma agenda que incluiu encontro com o chanceler do Egito, Badr Abdelatty, no Cairo, e com o ministro das Relações Exteriores, Migração e dos Tunisianos no Exterior da Tunísia, Nabil Ammar, em São Paulo.
Agradecimentos
Entre outras atividades da noite, foram homenageadas as esposas de Chohfi, Katia Saldanha de Alencar Chohfi, e do novo presidente Dib, Maria Cristina Dellivenneri Manssur Dib. Chohfi deu as boas-vindas ao seu sucessor. “William Adib Dib Junior, que me sucede, trará à entidade a sua grande experiência, capacidade e tino empresarial, aliados a seus dotes de gentileza no trato e equanimidade”, disse.
A posse do novo presidente da instituição foi conduzida pelo presidente do Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, que também agradeceu a Osmar Chohfi e sua diretoria pela dedicação.
“Ao longo da gestão, demonstraram comprometimento, competência e um senso inabalável de responsabilidade para com os objetivos e os valores da nossa Câmara. Eu gostaria de destacar em particular o papel do nosso presidente, nosso querido embaixador Chohfi: ao seu trabalho, dedicação e envolvimento, Chohfi, expresso o nosso mais sincero reconhecimento e gratidão”, disse Sallum. Chohfi segue na Câmara Árabe como parte do Conselho de Orientação e Deliberação.
Leia também:
Câmara Árabe tem novo presidente