São Paulo – Seis projetos de estudantes brasileiros serão apresentados na Milset Expo-Sciences International 2013, feira itinerante de ciência e tecnologia que acontecerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em setembro do próximo ano. Eles foram selecionados entre 350 trabalhos, nacionais e estrangeiros, participantes na feira científica Mostratec, que aconteceu no final do mês de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Organizada pela Fundação Liberato, instituição estadual de ensino técnico, a 27ª edição da Mostratec credenciou diversos projetos para participações em feiras nacionais e estrangeiras. A Milset (Movimento Internacional por Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia) é o único evento conveniado que acontecerá em um país árabe. "Todos os projetos que vêm para a Mostratec passam pela avaliação de uma banca de professores e profissionais, que selecionam os projetos mais maduros dentro das áreas [científicas]", explica André Viegas, coordenador geral da Mostratec.
Os projetos nacionais selecionados para a participação na feira dos Emirados são das áreas de tecnologia, biologia e ciências sociais. Eles foram elaborados por alunos da Escola Antonieta e Leon Feffer, Colégio Dante Alighieri, de São Paulo; Fundação Nokia de Ensino, do Amazonas; Ifsul e Fundação Escola Técnica Liberato, do Rio Grande do Sul; e Escola Dr. Romildo Veloso e Silva, do Pará. Segundo Viegas, para a Milset foram escolhidos trabalhos realizados por até três alunos com idade máxima de 21 anos.
Viegas conta que, até a data da apresentação em Abu Dhabi, os projetos deverão passar por modificações. "A feira gera muita interação. No final, a pessoa já sai cheia de ideias. O projeto chega melhorado em relação ao que foi na feira de origem", aponta.
Para o coordenador da Mostratec, a oportunidade de estar em eventos internacionais faz com que o estudante "comece a ver possiblidades [de carreira] também na ciência". "A ciência e o conhecimento abrem portas. É um caminho viável para o sucesso", afirma.
Além da Milset, a Mostratec também credenciou projetos para participação em feiras dos Estados Unidos, China, Turquia, Holanda, México, Peru, Indonésia, Taiwan, Azerbaijão, Chile, Paraguai, Argentina, Espanha e Itália, além de outros eventos no Brasil.

