Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Cientistas do Catar e dos Emirados Árabes Unidos completaram na semana passada a primeira expedição de pesquisa científica conjunta para estudar os recifes de coral do Golfo Arábico. A missão de sete dias, que terminou em 24 de setembro, foi resultado da colaboração entre pesquisadores do Conselho Supremo para o Meio Ambiente e Reservas Naturais do Catar (SCENR) e da Agência Ambiental de Abu Dhabi (EAD). Eles examinaram corais ameaçados nas águas do Catar e do emirado de Abu Dhabi.
A avaliação é parte de um projeto maior, que deverá durar três anos, batizado de "Listagem e Mapeamento: os Recifes de Corais de Abu Dhabi e Leste do Catar", patrocinado pela empresa de energia dos Emirados, a Dolphin Energy Limited, e gerenciado pela Emirates Wildlife Society e pela filial regional do World Wide Fund for Nature (WWF). O objetivo geral do projeto é mapear os recifes e desenvolver um programa de preservação dos ecossistemas dos corais.
Ao longo dos três anos, enquanto executam o trabalho, os cientistas do SCENR e da EAD receberão treinamento. A primeira expedição foi inclusive considerada um treinamento importante para os pesquisadores. Durante a missão eles visitaram 20 bancos de areia, recifes e ilhas, com quatro equipes fazendo duas sessões de mergulho por dia, num total de 80 mergulhos. As melhores formações de coral foram encontradas nas ilhas de Halul, no Catar, e Sir Abu Nuair, nos Emirados, e no litoral de Ras Ghanada, próximo a Abu Dhabi.
"O projeto para estudar e mapear os corais nos Emirados Árabes Unidos e Catar é um excelente exemplo de colaboração para proteger o meio ambiente da região", disse o vice-presidente da Dolphin Energy, Graham Rae. "A Dolphin vai transportar gás natural do Catar para os Emirados no final de 2006 e existem corais em alguns dos locais onde as instalações estão sendo construídas. É uma parte vital do nosso programa de gestão ambiental que esse coral seja preservado e protegido de todas as maneiras possíveis, para o benefício de gerações futuras", acrescentou.
Hassan Al-Qasmi, diretor assistente de assuntos técnicos no SCENR, explicou um pouco do trabalho de pesquisa. "Durante a expedição as equipes estudaram a área coberta por corais, a diversidade das espécies e o grau de recuperação de recifes degradados", disse. Outro propósito era a confirmação da localização dos recifes mapeados por pesquisas aéreas. Um documentário sobre o projeto, com imagens submarinas dos corais e da vida marinha também está sendo feito.
O diretor do Centro de Pesquisa do Meio Ambiente Marinho da Agência Ambiental de Abu Dhabi, Thabit Zahran Al Abdessalaam, falou sobre a importância da pesquisa. "As ilhas de Abu Dhabi possuem grandes recifes que precisam ser protegidos. Um projeto como esse é essencial para o desenvolvimento e implementação de um plano de gestão para a preservação dos recursos marinhos, especialmente os corais", afirmou.
*Tradução de Silvia Lindsey

