São Paulo – Cientistas a serviço do governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, provocaram mais de 50 temporais na cidade de Al Ain, localizada no interior do emirado, em julho e agosto de 2010, auge do verão na região. As informações são do jornal britânico Sunday Times e da revista eletrônica Arabian Business.
De acordo com as publicações, as chuvas são o resultado de um projeto, supostamente sigiloso, encomendado pelo emir de Abu Dhabi e presidente dos Emirados, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan. O investimento foi de US$ 11 milhões. Foram utilizados ionizadores para criar as tempestades.
Sempre segundo as publicações, acredita-se que foi a primeira vez que a equipe de cientistas produziu chuva artificialmente em dias de céu límpido. Eles usaram ionizadores de grande porte, com formato parecido com o de abajures, para gerar campos de partículas carregadas negativamente, que por sua vez levaram à formação de nuvens, causando as precipitações.
Durante os 122 dias do verão, os ionizadores foram acionados em 74 ocasiões em que a umidade relativa do ar atingiu o nível mínimo necessário de 30%. Nesse período choveu 52 vezes em Al Ain, em dias nos quais a previsão do serviço de meteorologia do país era de céu azul, sem nuvens e sem chuva.
Em algumas ocasiões, as chuvas vieram acompanhadas de granizo, ventania e relâmpagos, surpreendendo os habitantes de Al Ain. "Estamos operando nossa inovadora tecnologia para promover chuvas, a ‘Weathertec’, na região de Al Ain, em Abu Dhabi", disse Helmut Fluhrer, fundador da companhia suíça Meteo Systems International, responsável pelo projeto, em um vídeo institucional. "Começamos em junho de 2010 e conseguimos causar algumas precipitações", afirmou.
O projeto foi supervisionado pelo Instituto de Meteorologia Max Planck, que estuda física atmosférica. O professor Hartmut Grassl, ex-diretor do instituto, afirmou que "há diversas aplicações. Uma delas é levar água a uma região seca. Esse talvez seja o uso mais importante para a humanidade."
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

