São Paulo – Da comédia ao drama, os filmes árabes formam lista extensa e integram uma indústria que cresce a cada ano. O cinema árabe contém títulos que vale a pena assistir durante as férias de janeiro.
Contando diferentes histórias com personagens árabes marcantes, essa indústria cinematográfica, apesar de distante geograficamente do Brasil, tem suas produções nos catálogos de streaming mundiais, inclusive disponíveis para os brasileiros.
Como destaque desse setor, os cinemas da Arábia Saudita, um dos países que vêm produzindo bastante entre os árabes, encerraram o ano de 2024 com a venda de 17,5 milhões de ingressos nas bilheterias, de acordo com dados da Comissão de Cinema do país árabe.
Essa explosão do setor audiovisual árabe tem levado cada vez mais histórias do mundo árabe para públicos globais. Pensando nisso, confira abaixo cinco filmes sauditas para serem assistidos por toda a família.
O Sonho de Wadjda (2012)

Primeiro filme saudita dirigido por uma mulher, Haifaa al-Mansour, conta a história fictícia de uma menina de 12 anos que deseja apenas uma coisa: juntar dinheiro para comprar uma bicicleta. Com elementos de aventura, a obra é essencialmente um drama que aborda temas sociais sobre a independência feminina na Arábia Saudita.
Onde assistir: Reserva Imovision via Prime Video (streaming), Apple TV (aluguel)
Basma (2024)

Neste drama mais recente, da diretora Fatima AlBanawi, uma jovem acadêmica saudita volta a morar com o pai para ajudá-lo a lidar com sua doença mental e acaba aprendendo uma importante lição de vida. Vivendo em Los Angeles, nos Estados Unidos, Basma volta a morar em Jidá, uma cidade da Arábia Saudita, localizada na costa leste do Mar Vermelho.
Onde assistir: Netflix (streaming)
Masameer Junior (2025)
Nesta comédia de animação, que envolve aventura e lições de vida, voltada para jovens adultos, três crianças de seis anos partem em uma jornada caótica para fazer a melhor “boa ação” de todas. Os amigos – Tarrad, Sultouh e Saad – começam uma jornada inesperada depois que seu professor os alerta sobre as consequências de suas ações prejudiciais na infância. Pensando nesses impactos no futuro, eles vão em busca do paraíso, na esperança de corrigir os erros cometidos.
Onde assistir: Netflix (streaming)
Sequestro Fake (2025)

Em busca de boas risadas? Nesta outra comédia saudita, Sattam, um empreendedor árabe falido que tentou de várias formas ter sucesso e acabou se endividando com agiotas, bola um plano absurdo para fugir das dívidas: sequestrar o próprio pai e pedir o resgate para a família com o objetivo de quitar suas contas.
Onde assistir: Netflix (streaming)
Cartas na Manga (2022)

Esta antologia de comédia conta quatro histórias diferentes, que vão de comoventes a hilárias, sempre em torno dos temas enganos e mentiras. As tramas são tão complexas que as histórias envolvem desde ladrões de pneus que invadem um casamento até um homem que faz de tudo para esconder o segredo de uma pessoa morta.
Onde assistir: Netflix (streaming)
Leia também:
Egito: o lar árabe dos livros brasileiros
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


