São Paulo – Para apresentar as novidades em cirurgias plásticas e trocar experiências no segmento, 15 cirurgiões brasileiros vão ministrar palestras no Congresso Mundial de Cirurgiões Plásticos Descendentes de Libaneses, que será realizado entre os dias 14 e 17 de outubro, em Beirute, no Líbano. Além do Brasil, o evento vai reunir médicos da Argentina, Estados Unidos, Suíça, Bélgica, Canadá, Chile Inglaterra, Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
O evento é organizado pela Sociedade Libanesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética (LSPRAS). No Brasil, o organizador do evento é o cirurgião Romeu Fadul. De acordo com ele, os palestrantes brasileiros são de diferentes estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Minas Gerais. “São estados com grandes colônias libanesas”, disse. De São Paulo, a maior parte dos médicos trabalha no Hospital Sírio-Libanês, como Fadul.
Segundo ele, em 1999 Beirute foi sede do Congresso Brasil-Líbano de Cirurgia Plástica, que reuniu mais de 200 brasileiros. “Existe um contato amistoso entre os cirurgiões brasileiros e libaneses muito intenso”, afirmou. Após esse congresso, houve uma tentativa de organizar um segundo evento em 2007, mas com a invasão israelense no sul do país árabe o congresso foi cancelado.
“Agora, o congresso vai ser mundial. Vai reunir colegas de grande importância na cirurgia plástica”, disse Fadul. Entre eles está o brasileiro Ricardo Baroudi, cirurgião aposentado de grande importância internacional. “Ele é reconhecido no mundo todo”, afirmou. A presença de grandes nomes da cirurgia plástica despertou o interesse de outros cirurgiões, não descendentes de libaneses, em participar do evento. “Abrimos exceções para colegas não descendentes que têm grande atuação em hospitais de referência”, acrescentou.
Os temas que serão discutidos no encontro são atuais. “Cada colega tem sua especialidade e vai mostrar o que há de mais recente na área”, disse Fadul. De acordo com ele, a cirurgia plástica brasileira é mundialmente reconhecida como referência de qualidade, principalmente pela qualidade da formação dos cirurgiões.
“Somos referência no Oriente Médio, que não está tão desenvolvido nessa área. Para eles, é de extrema importância um congresso desse porte”, disse Fadul. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem mais de 4,8 mil cirurgiões credenciados.
As inscrições para participar do congresso estão abertas e podem ser feitas pelo site da LSPRAS (www.lspras.com). Paralelamente ao evento, agências de viagens oferecem pacotes de passeios por diversas cidades libanesas.