São Paulo – O Club Homs está com as inscrições abertas, até o final deste mês, para um concurso de culinária árabe. Fundado por imigrantes árabes nos anos 20, o clube começou a fazer esse tipo de concurso na década de 90 e está em sua quarta edição. De acordo com Andrea Acras, esposa do vice-presidente social do Homs, Afif Acras, a participação é aberta à comunidade em geral, independente da origem árabe.
"Os pratos que têm que ter ingredientes árabes, não podem levar, por exemplo, especiarias brasileiras, mas sim árabes", afirma Andrea. Não é permitida, no entanto, a participação de profissionais da gastronomia, pessoas que têm negócios na área ou comercializam comidas. Segundo Andrea, que integra a comissão organizadora do concurso juntamente a outras quatro esposas de diretores, costumam concorrer senhoras e também jovens e crianças.
Para participar, é necessário entrar no site do Club Homs (www.clubhoms.org.br) e fazer a inscrição online, informando ingredientes, modo de preparo, tempo de preparo e rendimento. No total, há três categorias: entrada, prato principal e sobremesa. Uma comissão julgadora vai escolher dez receitas de cada categoria para finalistas. Estas serão preparadas e os produtos finais apresentados em um coquetel no dia 02 de outubro, no salão Gran Real, do clube.
Neste evento, aberto ao público e gratuito, as comidas serão degustadas pelo júri e depois anunciados os ganhadores, três em cada categoria. As entradas, pratos principais e sobremesas ficarão expostos em uma grande mesa, como se fosse um desfile. Serão avaliados apresentação do prato, criatividade, originalidade e paladar. O primeiro lugar levará um notebook, o segundo uma máquina centrífuga três em um e o terceiro uma panela elétrica gourmet. Serão três prêmios em cada categoria. As inscrições se encerram em 31 de agosto.
De acordo com Andrea, podem ser enviadas receitas de pratos tradicionais árabes. Pode concorrer, por exemplo, a receita de um quibe, mas segundo o modo de preparar da família do cozinheiro. Ela explica que os imigrantes árabes vieram de diferentes partes dos países árabes e cada um trouxe a sua cultura na confecção dos pratos. O objetivo do concurso, segundo Andrea, é promover a cultura árabe e também a integração da comunidade árabe. Estão sendo convidados a participar clubes co-irmãos, como Clube Antioquino, Armênio, entre outros.
Serviço:
Concurso de Culinária Árabe
Promoção: Club Homs
Inscrições: www.clubhoms.org.br
Informações: (11) 3289-4088

