São Paulo – Foram prorrogadas e podem ser feitas até o final deste mês as inscrições de projetos do setor privado que apresentem soluções concretas para o enfrentamento das mudanças climáticas. Um chamamento público para selecionar as melhores soluções em oito áreas temáticas foi aberto no primeiro semestre deste ano pela iniciativa Sustainable Business COP30, também chamada SB COP, que é conduzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Podem participar e se inscrever no chamamento público empresas, instituições e organizações privadas que apresentem projetos alinhados ao Acordo de Paris, celebrado em 2015 com o objetivo de conter o aquecimento global abaixo de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Poderão ser inscritos projetos nos seguintes eixos temáticos: transição energética, economia circular e materiais, bioeconomia, sistemas alimentares, soluções baseadas na natureza, cidades sustentáveis e resilientes, finanças e investimento para a transição e empregos e habilidades verdes.
Serão avaliados cinco critérios principais: escala de impacto, viabilidade em até cinco anos, retorno econômico ou custo acessível, inovação e alinhamento com as prioridades estratégicas da SB COP. Os cases selecionados poderão ser apresentados durante a programação oficial da SB COP, que é uma iniciativa alinhada à governança da COP30 que busca ampliar o diálogo entre empresas e governos para influenciar políticas públicas. A COP 30 será realizada em novembro em Belém, no Pará.
A data inicial para as inscrições era de 18 de julho, mas elas foram prorrogadas para até o final deste mês. As inscrições podem ser feitas neste link. Mais informações estão disponíveis aqui.
Leia também:
Acordo para produzir tâmaras previsto para a COP30


