Claudia Abreu
São Paulo – Um mundo colorido e alegre. Com essas características, a marca catarinense Someday, de roupas femininas, está trilhando os seus primeiros passos no mercado externo. A primeira participação aconteceu em setembro do ano passado, numa feira em Milão, na Itália. "Fizemos ótimos contatos e, em março, vamos embarcar as primeiras peças para uma rede de lojas italiana", afirma Volnei Muniz de Moura, gerente comercial da empresa. Antes disso, a Someday fez vendas esporádicas para Portugal e Grécia. Cerca de 3,5 mil peças foram embarcas para os dois países durante o ano de 2006.
Segundo Moura, a participação na feira internacional italiana serviu, além dos contatos, para avaliar o potencial da marca no exterior. "A percepção foi muito positiva. As estampas das malhas, por exemplo, que têm cores fortes e vivas – muito verde, azul e laranja – chamou a atenção dos compradores. São peças alegres, que os europeus gostam de exibir no verão", afirma Moura. A estamparia da Someday é inspirada em artistas populares, que pintam temas como a paisagem da ilha de Florianópolis. Os jeans também seguem a mesma tendência. "São aplicações, bordados bem coloridos", diz o executivo.
A coleção apresentada em Milão, por exemplo, nomeada Ilha da Fantasia, é uma homenagem ao artista plástico catarinense Ernesto Meyer Filho, autor de pinturas, entre outras, dos galos coloridos, que ganharam projeção nacional entre os anos 60 e 80. Outro trabalho que aparece como referência na coleção da Someday é o da pintora catarinense Eli Heil. Ela criou quadros muito coloridos e obras com figuras ovais, que chamou de o Mundo do Ovo.
"A coleção Someday é uma grande viagem ao universo lúdico, proporcionada pelas mistura de cores, inspirada nos trabalhos dos artistas", explica. Além de peças do vestuário, a Someday também apresentou na Itália calçados, principalmente sandálias rasteiras e sapatilhas, e acessórios, como bolsas e cintos.
Próximos passos
Para 2007, a intenção da marca é se firmar no mercado externo, principalmente Itália e Portugal. Sobre os árabes, Moura comenta que a marca ainda não teve nenhum contato com países daquela região, "mas acho que a leveza das nossas malhas e as estampas podem agradar os consumidores".
No Brasil, a empresa planeja abrir novas franquias no Nordeste e Sudeste do país, principalmente, São Paulo. "Ainda não temos lojas na capital paulista, por exemplo, só no interior, mas quem vem a Florianópolis para turismo, gosta das nossas peças", afirma.
Histórico
A Someday, direcionada ao público feminino jovem, mulheres entre 15 e 25 anos, nasceu em 1997, em Florianópolis. Em 2000, a marca começou seu processo de expansão na região Sul do Brasil. Dois anos depois, surgiram as primeiras franquias fora do estado. Atualmente são 22 lojas, a última foi aberta em novembro, no Shopping Florianópolis. "Também estamos presentes em cerca de 150 lojas multimarcas espalhadas pelo país", afirma Moura. A empresa produz cerca de 20 mil peças por mês.
Someday
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