São Paulo – Sinalizando disposição de investir no turismo e fazer deste um setor relevante na economia local, a Arábia Saudita recebe entre os dias 28 de novembro e 01 de dezembro, em Riad, a Cúpula Global do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), um dos principais eventos de turismo do mundo. Em entrevista à reportagem da ANBA, a vice-presidente sênior do WTTC, Maribel Rodríguez (foto acima), disse que a Arábia Saudita terá o crescimento mais rápido em turismo de todo o Oriente Médio nos próximos dez anos.
Receber a cúpula do WTTC normalmente é uma mensagem clara ao mercado internacional sobre a disposição do país de abertura ao turismo. O próprio evento desencadeia impulso no setor em função da quantidade de players que reúne. A cúpula ocorre anualmente para discutir os rumos e o futuro do turismo global e congrega representantes do setor público e privado, como os principais líderes das companhias e ministros de turismo dos países. Segundo Maribel, costumam comparecer entre 1,5 mil e 2 mil participantes. “Os debates são de alto nível”, diz.
Para ser anfitrião da cúpula do WTTC é preciso passar pelo crivo do conselho. De acordo com Maribel, é muito importante o apoio do mais alto nível no país, o governamental, que sinaliza um compromisso de investir no evento, não apenas economicamente, mas também em ações de turismo. “As cidades e países que o acolhem têm a sorte de poder ter empresas novas, é uma vitrine ao mundo para a qual é muito importante o apoio do mais alto nível, o apoio do turismo”, disse a vice-presidente.
Maribel afirma que a anfitriã deste ano, a Arábia Saudita, está se abrindo ao turismo, que enxergou no turismo uma oportunidade para diversificar a economia do petróleo. “Está olhando de frente para o futuro”, afirmou ela sobre o país, lembrando que a Arábia Saudita adotou a Visão 2030. Trata-se de uma estratégia que tem como meta fazer o país crescer e ampliar as suas frentes de receita em vários setores. Além de turismo, desenvolvimento sustentável integra o plano.
Segundo a executiva do WTTC, a Arábia Saudita deve ter crescimento médio anual de 11% no Produto Interno Bruto (PIB) do turismo na próxima década, o mais rápido no Oriente Médio. Ela afirma que o país quer ser líder internacional no turismo. Maribel relata que a Arábia Saudita vem fazendo essa trajetória desde 2019, quando lançou campanha internacional e facilitou a emissão de vistos por via digital. “Cada vez que eu vou tem mudado muitíssimo”, diz Maribel, sobre suas viagens ao país árabe.
A Arábia Saudita tem forte atividade do turismo religioso porque recebe muitos muçulmanos em peregrinação a Meca, cidade sagrada, e em datas e outros locais ligados ao Islã. A executiva do WTTC afirma que esse turismo tem uma presença muito grande no país ainda, mas destaca o crescimento amplo esperado no setor. Ela conta dos investimentos em restaurações, em concertos musicais, da queda da obrigatoriedade do uso de abaya para as mulheres, da criação do órgão promotor de turismo Saudi Tourism Authority, entre outras ações favoráveis ao desenvolvimento do setor.
“O país tem muito o que mostrar, é um país enorme, grandíssimo, tem o Norte, o Sul, praias, tem lugares como Alula”, afirma. Alula fica no deserto e abriga as ruínas de antiga cidade, Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em sites de promoção de turismo, a Arábia Saudita informa que Alula abriga túmulos que são legado de 7 mil anos de civilização, formações rochosas naturais e cânions, além de esportes de aventura e outros atrativos.
Maribel afirma que o país é desconhecido no turismo, mas que pouco a pouco está se mostrando. Para quem quer visitar a Arábia Saudita, ela conta que está impressionada com o investimento em música no país. “Agora eles estão muito ligados na música, fazendo concertos em todas as cidades, todos os dias da semana, não apenas nos finais de semana”, diz. A executiva também destaca a gastronomia local, com restaurantes modernos, comida internacional e presença das grandes redes do segmento no país. Ela diz que tudo isso, misturado à tradição local, é muito lindo.
A cúpula do WTTC deve ajudar a atrair o olhar das operadoras internacionais de turismo para a Arábia Saudita. Além de colocar na vitrine as oportunidades de investimentos no setor no país, o encontro propicia o networking entre os participantes, como operadoras, agências e os destinos, e terá cobertura da mídia internacional, também gerando exposição para os sauditas e países participantes em geral. O summit é voltado a convidados, mas Maribel fala que delegações interessadas podem enviar e-mail para o WTTC (events@wttc.org) para que seja avaliada a possibilidade de participar.