São Paulo – Sabores típicos de sorvetes do Mediterrâneo, como tâmaras e damascos, estão agora à venda nas vitrines da Bachir, em Moema, na capital paulista. A marca, com 80 anos de história no Líbano, abriu sua primeira filial no Brasil. A Bachir já tinha também unidades em Paris, na França, e soma mais de 50 lojas.
Esta é a primeira empreitada na América Latina da companhia, levada adiante pelos irmãos Maurice e Edward Bachir, naturais da cidade de Bikfaya, no Líbano. “Abrimos a loja aqui para experimentar como iria funcionar o mercado, já faz seis meses e deu certo!”, revelou o empresário à ANBA.
O libanês explica que, além de ser o sobrenome da família, Bachir quer dizer ‘gente que sorri’. Para ele, é uma boa definição para história da empresa, que se confunde com a da família. “Tudo começou com meus avós, depois meus pais e tios e, depois, eu e meu irmão. Estamos na terceira geração e todos sempre trabalharam com sorvetes. Por isso, temos essa experiência”, afirmou.
Para cuidar de todas as lojas, o empresário usa um sistema de gerência, mas no caso da unidade brasileira, ele decidiu estar mais próximo. “O Brasil é ótimo. Para mim, é o melhor país do mundo. Todos os países são bons, mas aqui é o melhor”, afirmou o empresário, que já vivia há 10 anos entre idas e vindas ao País, de onde é a família da esposa, que é brasileira descendente de libaneses.
Sabores do Líbano e do Brasil
Mesmo os ingredientes de sua terra natal, Bachir consegue comprar de fornecedores no Brasil. “Os sabores são do Mediterrâneo, como amêndoas, damasco, rosas, tâmaras. Acho que os brasileiros gostam desses sabores. No início era um pouco estranho, mas depois deu certo. Muitas pessoas que vêm à loja são descendentes de libaneses, mas também os demais brasileiros. É um sorvete para todo mundo. As receitas [tradicionais] são as mesmas que meus avós criaram”, contou ele.
Embora a maior parte da loja siga o formato e opções criadas no Líbano, há espaço para novidades de cada país. “Aqui no Brasil temos sabores como doce de leite, maracujá e frutas vermelhas, que não existem no Líbano”, revelou Bachir.
Observador, o empresário já conseguiu avaliar o ritmo de consumo dos produtos em diferentes estações. “Nesses meses, vimos que eles [brasileiros] continuam a tomar sorvete no inverno. Não é a mesma coisa do que no verão, mas é bom”, explicou.
Os planos da companhia são primeiro consolidar a primeira loja no País, para então pensar em expansão. Também há possibilidades de levar os sabores criados no Brasil para as demais unidades, mas ainda sem previsão. “Pode ser que levemos alguns, como maracujá [para Paris ou Líbano], mas as preferências de cada país são diferentes dos outros. Cada sabor tem características do local”, concluiu o empresário.
Sorveteria Bachir
Rua Diogo Jacome 686, Moema, São Paulo -SP
+55 11 97301-7070 / instagram @bachirbrasil