Geovana Pagel
São Paulo – A 36ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (Francal), que começa nesta terça-feira (13) e vai até o dia 16 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, abrigará 850 expositores e são esperados mais de 48 mil visitantes do Brasil e cerca de 2 mil importadores de mais de 100 países, como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Líbano e o Kuwait.
"Eu tenho certeza absoluta que teremos a presença de pelo menos 10 importadores árabes nesta edição da feira", afirmou o presidente da Francal Abdala Jamil Abdala. "Os números das exportações para os países árabes (localizados no Oriente Médio e Norte da África) confirmam que está crescendo a procura por parte deles e também o interesse dos fabricantes brasileiros em vender para a região", acrescentou.
No ano passado, as vendas para região alcançaram cerca de 2,5 milhões de pares. O volume ainda é pequeno em comparação com o total das exportações nacionais do setor, que chegou a 188 milhões de pares em 2003, mas aumenta gradativamente.
Só os Emirados Árabes Unidos adquiriram 1,2 milhão de pares no ano passado, gerando negócios de US$ 8,1 milhões. O crescimento dos volumes exportados foi de 198% sobre o ano anterior, quando foram comercializados 588 mil pares no país.
A Arábia Saudita importou do Brasil 1 milhão de pares, com aumento de 130%. As duas nações foram as maiores clientes das fábricas de calçados nacionais em 2003 entre os árabes. O Líbano, Egito, Jordânia, Omã, Argélia, Bahrein, Catar, Marrocos e a Mauritânia também compram o produto brasileiro.
Aquecimento dos negócios
De acordo com Abdala, para o mercado interno a Francal é a ferramenta de aquecimento dos negócios para o segundo semestre, uma vez que lança as coleções primavera-verão. "Representa de oito a nove meses de vendas no Brasil e de quatro a cinco meses de produção para um setor que produziu 665 milhões de pares em 2003", ressaltou.
No âmbito das exportações, disse o presidente, a feira é a referência dos fabricantes brasileiros para o crescimento de suas transações internacionais, o que reflete positivamente na balança comercial do Brasil, já considerado no mundo todo como tradicional exportador de calçados.
"A feira gera oportunidades de negócios com importadores que a visitam atraídos pelo seu caráter internacional e pelo design e a qualidade dos produtos brasileiros, mundialmente reconhecidos", garantiu o presidente da Francal.
Prova disso é o fato de as exportações brasileiras de calçados continuarem a crescer. Segundo informações preliminares obtidas junto à Secretaria de Comércio Exterior pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Calçados (Abicalçados), o total das exportações feitas de janeiro a junho de 2004 renderam US$ 844 milhões, 15% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando o faturamento chegou a US$ 736 milhões.
Este valor reforça a previsão da entidade de fechar o ano com um aumento de 15% sobre as exportações de 2003. O resultado positivo deve-se à diversificação de mercados compradores, o que equilibra a diminuição da fatia representada pelos Estados Unidos.
Os norte-americanos continuam sendo os principais importadores dos sapatos brasileiros, mas o percentual de participação vem diminuindo, ao passo que países como Reino Unido, Espanha, Portugal, México, entre outros, passaram a fazer pedidos maiores.
Encontro da cadeia produtiva
A Francal é considerada o grande encontro anual de toda a cadeia produtiva com o mercado comprador. Participam do evento desde os maiores fabricantes de calçados, acessórios de moda, equipamentos, tecnologia e componentes para calçados, até as pequenas e médias empresas desses segmentos, que buscam o crescimento e o fortalecimento de seus negócios.
Resultado disso é o expressivo número de empresas de pequeno porte que participam da feira por meio de estandes coletivos, como os organizados por pólos calçadistas do interior paulista, como Franca, Jaú e Birigui; do Rio Grande do Sul, das regiões de Farroupilha, Igrejinha, Três Coroas e São Leopoldo; além de vários outros igualmente estratégicos para este mercado, como os de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Ceará e Paraíba.
Moda, tecnologia e novidades
Além de promover negócios, a Francal presta serviços de alta qualidade aos profissionais do setor, lançando moda e ditando conceitos e tendências. A feira oferece aos estilistas e profissionais da moda um vasto intercâmbio com o que de melhor se pratica no Brasil, e no mundo, em matéria de design e uso de materiais.
Neste aspecto, a grande novidade deste ano é o "Espaço Design Francal", que apresenta produtos e informações sobre as coleções primavera-verão 2004-2005 e as tendências da moda em calçados para as duas próximas estações.
Logo na entrada da feira, o visitante poderá entrar em contato com criações conceituais desenvolvidas exclusivamente para o evento por grandes estilistas brasileiros, como Alexandre Hercovitch, Amir Slama, Gloria Coelho, Mauricio Medeiros, Walter Rodrigues, entre outros.
Serviço
Francal Calçados 2004
De 13 a 15 de julho das 10 às 20 horas e 16 de julho das 10 às 17 horas
Anhembi, São Paulo, SP
Informações: +55 (11) 4689-3100
Site: www.feirafrancal.com.br

