São Paulo – A Operação Especial 2019 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) teve início nesta segunda-feira (17), com objetivo de intensificar a fiscalização nos principais aeroportos do País, observando a prestação de assistência aos passageiros em relação aos serviços ofertados pelas empresas aéreas.
Os 13 aeroportos incluídos na operação são Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Congonhas e Guarulhos, na Grande São Paulo; Viracopos, em Campinas; Confins, em Belo Horizonte; Curitiba e São José dos Pinhais, no Paraná; Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Recife e Manaus.
A Operação 2019 vai ser realizada em duas fases, sendo a primeira agora, no período de fim de ano, de 17 de dezembro a 6 de janeiro de 2019. A segunda etapa ocorre durante o período de carnaval, de 25 de fevereiro a 09 de março de 2019. Cerca de 200 funcionários da Anac serão mobilizados para a operação, trabalhando em turnos para cobrir os períodos de maior movimento e fluxo de passageiros, de acordo com as características de cada aeroporto envolvido.
As companhias apresentaram à Anac os planos de contingências com as ações a serem adotadas no período. Entre os compromissos assumidos estão o de manter a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, o aumento no efetivo de tripulação, o reforço no treinamento das equipes de solo, entre outros serviços.