São Paulo – As vendas sauditas de cimento e clinquer (matéria-prima utilizada na produção de cimento) aumentaram 16,5% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo matéria do site do jornal Emirates Business 24/7, de Dubai.
No período, empresas particulares seguiram ampliando sua participação no mercado, que alcançou o pico histórico de 21,4%, contra apenas 13% há um ano, segundo dados divulgados pelo Departamento de Cimento do banco saudita NCB Capital.
No mês de abril, as vendas de cimento e clinquer, incluindo as exportações, alcançaram 3,91 milhões de toneladas, aumento de 16,5% na comparação com o ano passado. Entretanto, houve queda de 7,8% na comparação com março, quando foram vendidas 4,24 milhões de toneladas.
As exportações de cimento alcançaram 105 mil toneladas em abril, aumento de 48% na comparação com igual mês no ano passado. Já na comparação com março, houve queda de 1,9%, pois naquele mês os sauditas haviam vendido 107 mil toneladas de cimento.
A Arábia Saudita tem hoje 12 fabricantes de cimento, com produção anual estimada em 48 milhões de toneladas. Quatro das fabricantes exportaram no mês de abril: a Saudi Cement, Eastern Province Cement, Northern Region Cement e Tabuk Cement.
Produção
A produção de cimento na Arábia Saudita alcançou 3,93 milhões de toneladas em abril deste ano, aumento de 4,8% na comparação com abril de 2009, mas queda de 3,2% na comparação com março, quando foram produzidas 4,05 milhões de toneladas.
*Tradução de Mark Ament

