Da redação*
São Paulo – A transformação de Dubai em um centro turístico no Oriente Médio está impulsionando o mercado local de flores, segundo informa o jornal árabe Gulf News. Embora não haja dados precisos sobre o setor, a vice-presidente da Associação de Flores e Plantas de Dubai, Maryam Al Noori, acredita que o crescimento tenha alcançado 40% no ano passado.
Segundo a associação, há nos Emirados Árabes Unidos aproximadamente 4,5 mil empresas trabalhando no comércio de frutas, flores e plantas. Segundo a associação, o crescimento do setor de flores acompanha o desenvolvimento do setor hoteleiro. Além disso, a localização de Dubai faz com que seja um ótimo local para trasbordo de mercadorias perecíveis, segundo Noori.
Para aproveitar o mercado, foi construído em Dubai um Centro de Distribuição, com capacidade para movimentação de 180 mil toneladas de mercadorias perecíveis ao ano. Localizado ao lado do aeroporto internacional, o centro oferece armazéns em que já operam onze empresas.
Segundo o gerente financeiro da empresa iraniana Moerheim, Reza Maroofi, o mercado de Dubai é grande, podendo alcançar US$ 136 milhões ao ano. Segundo o executivo, a cidade consome pelo menos 200 mil rosas por semana, mas ele acredita que o total pode chegar a milhões à medida que Dubai cresce como centro turístico. A cidade importa flores de países como Holanda, Quênia, Irã e Índia.
*Tradução de Mark Ament

