Agência Sebrae
São Paulo – A pesquisa Indicadores Sebrae-SP, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, realizada com a colaboração da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), revela que o comércio foi, pelo terceiro mês consecutivo, o setor que mais se destacou no estado de São Paulo no quesito expansão da receita nos últimos 12 meses.
O aumento do faturamento foi de 8,9%, enquanto as micro e pequenas empresas prestadoras de serviços tiveram alta de receita de 1,2%. As pequenas indústrias mantiveram o nível de faturamento. Na comparação mês a mês, agosto deste ano contra julho também deste ano, os três setores apresentaram alta de faturamento foram o comércio, com expansão de 5,9%, a indústria, com 5%, e serviços, com 0,7%.
Os indicadores apurados pela pesquisa revelam que o nível de pessoal ocupado em São Paulo sofreu ajustes em agosto de 2007, com queda de 10,2% em serviços e de 2,8% na indústria. O comércio registrou expansão de 1,6% na comparação de 12 meses. A pesquisa monitora o desempenho das micro e pequenas empresas em todo o Estado e apresenta dados para quatro regiões: capital (cidade de São Paulo), Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo (39 municípios) e interior.
Foram ouvidas 2,7 mil micro e pequenas empresas do Estado, dos setores de comércio, indústria de transformação e serviços. A amostra é representativa das mais de 1,3 milhão de micro e pequenas empresas da indústria de transformação (11%), comércio (57%) e serviços (32%). Elas representam 98% das empresas formais e ocupam cerca de 67% da mão-de-obra do setor privado, em todo o Estado de São Paulo.

