São Paulo – As vendas pela internet no Brasil cresceram 25% nos dois primeiros meses de 2009, segundo dados da consultoria e-bit. Alheio aos efeitos da crise mundial, o mercado vem se consolidando como uma opção segura de compra e venda de produtos. Com o aumento da participação da classe C no varejo online e com a entrada das grandes redes varejistas, a exemplo das Casas Bahia, o crescimento do setor é creditado às facilidades de compra e acesso, aliados a comparação de preços e quantidades de produtos disponíveis.
O crescimento do comércio eletrônico também estimula novos empresários, principalmnete donos de micro e pequenas empresas, a apostarem na internet como canal efetivo de vendas. Para Edilson Flausino, consultor da camara e-Net, ainda é considerada tímida a participação das micro e pequenas empresas, que representam 99% dos estabelecimentos formais do Brasil. "É um mercado em potencial e as micro e pequenas empresas não podem perder essa oportunidade", afirma.
Por ser parte de um processo ainda em expansão, muitos empresários vêem na internet uma grande oportunidade de aumentar seus lucros. A dúvida é como escolher o melhor sistema para implementação e gestão da loja virtual e como fazer o negócio ser conhecido na rede. Hoje, há muitas opções para aquisição de sistemas e-commerce.
Na avaliação de Reinaldo Martins, coordenador de marketing da Tray Sistemas, que desenvolve soluções para a criação de lojas virtuais, o empreendedor que escolher atuar no comércio eletrônico deve procurar criar um plano de negócios com estratégias de divulgação da loja, logística de entregas e parceria com fornecedores.
Com relação aos meios de pagamentos hoje existem algumas ferramentas que possibilitam a integração de diversos cartões de crédito na loja virtual. "É fundamental que o empreendedor saiba que para a loja virtual obter sucesso é necessário muito cuidado com o atendimento ao cliente, prazos de entrega e divulgação", diz Martins.

