São Paulo – O comércio eletrônico movimentou R$ 8,2 bilhões no Brasil em 2008, um aumento de 30% em comparação com 2007, segundo estimativa da e-bit, empresa de consultoria especializada no setor. De acordo com nota da companhia, a crise internacional não chegou a atingir o desempenho do ramo.
Para o diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, o aumento da confiança do consumidor na internet é um fator importante para o crescimento do comércio eletrônico. Ele destacou também a ampliação do grau de profissionalização das empresas que atuam no ramo, além da entrada de grandes redes varejistas no negócio.
“A fidelidade de alguns consumidores faz com que eles associem a marca da loja física à da loja virtual”, disse Guasti, segundo a nota, acrescentando que, ao entrar no site de compras, o cliente acaba encontrando melhores preços e condições de pagamento.
O período mais lucrativo do ano, de acordo com a e-bit, foi o Natal, quando foram realizadas vendas de R$ 1,25 bilhão.
Para 2009, a empresa considera que o desempenho também será positivo, apesar da crise. A e-bit prevê um crescimento do setor entre 20% e 25% este ano, com faturamento de pelo menos R$ 10 bilhões.
Segundo a nota, enquanto no Brasil o setor cresceu 30%, nos Estados Unidos o aumento foi de 7%. Nos EUA, porém, o comércio eletrônico movimentou US$ 136 bilhões em 2008.

