Silwan Abbassi*
Brasília – Em seus esforços para diversificar a economia e expandir seus investimentos e negócios no exterior, segundo informa o jornal árabe Al Hayat, o Catar está ampliando suas relações comerciais com a Índia. O comércio anual entre os dois países já alcança US$ 1 bilhão, entre eles US$ 690 milhões em exportações de gás natural liquefeito.
O Catar é atualmente o principal fornecedor de gás natural para a Índia e a Índia é um dos países que mais manda trabalhadores para o Catar. Estes trabalhadores transfererem um grande volume de recursos para o seu país.
O governo indiano, sempre de acordo com o jornal Al Hayat, anunciou que o país está buscando um acordo de longo prazo com o Catar para o fornecimento de 10 milhões de toneladas de gás natural liquefeito por ano até o ano de 2010, o que ampliará ainda mais o comércio entre os dois países.
O Catar, por sua vez, está ampliando sua participação na economia indiana através de investimento em infra-estrutura e no setor de energia. Por outro lado, um grande número de oportunidades de investimento está aberta para empresas indianas no Catar, especialmente nos setores não petrolífero, de transportes, telecomunicações e de serviços nos setores petrolífero, bancário, de informática e de educação.
*Tradução de Mark Ament

