Randa Achmawi
Cairo – As relações entre o Egito e o Japão deverão dar um salto qualitativo e ter verdadeiros progressos no decorrer de 2008. A afirmação foi feita pelo primeiro-ministro egípcio, Ahmed Nazif, durante conferência sobre o diálogo entre o mundo árabe e o Japão, realizada esta semana na Biblioteca de Alexandria. A noticia foi publicada ontem (22) pelo jornal Al Ahram, o principal do Egito. O evento teve grande repercussão em toda a mídia egípcia.
Durante a conferência, que teve como tema a "Nova era nas relações Egito – Nipônicas", Nazif disse que o intercâmbio comercial entre os dois países é hoje de US$ 400 milhões, mas o valor deverá dobrar no decorrer do ano que vem, graças ao programa de reforma econômica adotado atualmente pelo governo egípcio.
Ele explicou que as reformas do setor de impostos e de tarifas alfandegárias são destinadas a melhorar o clima de investimentos no país. Em seu discurso, Nazif manifestou compromisso com o aumento qualitativo das relações comerciais entre o Egito e o Japão, mas prometeu promover esforços para que isto ocorra também em relação ao mundo árabe como um todo.
Ele ressaltou a existência de amplas oportunidades de cooperação com o Japão nos setores da habitação, educação, saúde, serviços e de transportes e espera que o país asiático tenha uma maior contribuição no desenvolvimento social do Egito. "Esperamos poder cooperar mais na área das ciências, que se encontra em nosso país em vias de desenvolvimento. E isto pode ocorrer através da criação de centros de pesquisa dirigidos por grandes especialistas em diversos setores”, declarou o primeiro-ministro.
Para ilustrar suas idéias, Nazif apresentou um estudo que analisa a experiência japonesa na realização do desenvolvimento, que leva em consideração inúmeros aspectos humanitários, e estimou que o dialogo árabe-nipônico será daqui para frente um imperativo.
O encontro contou com a participação de 110 personalidades japonesas e 150 vindas de todos os países árabes. Os participantes elaboraram a "Declaração de Alexandria", um documento que elenca medidas importantes para dar impulso e consolidar as relações entre o mundo árabe e o Japão.

