Da Agência Brasil
Rio – As negociações entre Índia e Mercosul são destaque no último dia (hoje) da Rio Trade Week, série de reuniões que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD), que será realizada na próxima semana em São Paulo.
O secretário-geral da Unctad, embaixador Rubens Ricupero, disse que só recentemente o comércio entre países latino-americanos e asiáticos começou a ser explorado, mas que o potencial para importações e exportações é gigantesco. "Só para se ter uma idéia, o petróleo bruto brasileiro é o item mais exportado para a Índia", afirma.
O representante do ministério do Comércio da Índia, Jayanta Dasgupta, lembra que ainda existem algumas dificuldades entre países do Mercosul e a Índia. "A distância é grande e os custos de transportes são altos", diz. Ele menciona também a importância da troca cultural para aproximar os países e facilitar os negócios.
Na próxima segunda-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará na abertura oficial da Conferência em São Paulo. Lá, os especialistas em comércio exterior que estão no Rio de Janeiro esperam reafirmar o que Lula chama da nova geografia do comércio, feito por países em desenvolvimento.

