Isaura Daniel
São Paulo – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, reforçou hoje (15) durante o seminário São Paulo Exportação, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a meta do governo de elevar o comércio internacional brasileiro para 30% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano.
No ano passado, a soma das importações e as exportações alcançaram 26% do PIB do país. "Na década passada essa relação era de 15%", lembrou o ministro. Para as exportações, o ministério estipulou a meta de faturamento de US$ 120 bilhões em 2006. Em 2004, o Brasil teve receita de US$ 94,6 bilhões com as vendas externas. Furlan lembrou que o comércio internacional é uma das prioridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro chamou os empresários a continuarem investindo nas exportações, já que, segundo ele, ainda há muito espaço a ser explorado no mercado internacional. Furlan afirmou que as empresas devem continuar aumentando sua competitividade, com ações como a melhoria dos produtos e capacitação de profissionais.

