Abu Dhabi – O comércio não petrolífero dos Emirados Árabes Unidos alcançou 1,8 trilhão de dirhans (US$ 490 bilhões) entre 2003 e 2007, segundo informações do Departamento de Alfândega do país. De acordo com o diretor-geral da Alfândega, Mohammed Khalifa bin Fahd Al Muhairi, o comércio do país alcançou 563 bilhões de dirhans (US$ 153 bilhões) em 2007.
Segundo Al Muhairi, os Emirados fizeram comércio com cerca de 198 países em seis continentes. Os países na Ásia e Pacífico foram os maiores parceiros comerciais, com 46%, seguidos pela Europa, 27%, Norte da África, com 12%, Américas e Caribe,
7,9%, e o restante da África, 3%.
Os maiores fornecedores dos emirados em 2007 foram China, Índia, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Reino Unido, Arábia Saudita, França e Suíça, nessa ordem. Já os principais compradores de produtos exportados pelo país foram Índia, Catar, Kuwait, Arábia Saudita, Irã, Paquistão, China, Iraque e Suíça. Na área de re-exportação, os maiores clientes foram Irã, Índia, Iraque, Suíça, Arábia Saudita, Catar, Omã, Bélgica e Kuwait.
*Tradução de Mark Ament