São Paulo – O comitê de mulheres da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o WAHI – Mulheres que Inspiram, fez nesta quinta-feira (03) sua primeira reunião aberta com mulheres interessadas em integrar o grupo. No encontro virtual, que congregou mais de 30 pessoas, foram apresentadas as diretrizes da atuação em 2021.
Mulheres de áreas diversas, como pesquisa, comércio internacional, advocacia, comunicação, turismo, finanças e educação, participaram da reunião online e contaram brevemente sobre suas histórias profissionais e de conexão com os países árabes. Elas ouviram sobre os planos do WAHI para o ano que vem, aos quais poderão se integrar.
A gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, falou para as participantes sobre a criação do conselho de empresárias do B20, grupo de negócios vinculado ao G20, e informou que o documento que saiu das discussões desse conselho será trabalhado pelo WAHI em 2021. A Cúpula do G20 ocorreu em novembro na Arábia Saudita, com a reunião dos líderes das maiores economias do mundo.
Segundo Fernanda, no ano que vem o WAHI seguirá promovendo webinars, travando parcerias com novos grupos de mulheres e criando redes na área. O comitê foi lançado em julho deste ano e desde então promoveu eventos virtuais com temas de interesse de mulheres e com mulheres palestrando. O grupo também participou ativamente de ações da Câmara Árabe, inclusive campanhas sociais e humanitárias.
Leia mais sobre o WAHI:
O objetivo principal do comitê feminino é conectar mulheres brasileiras e árabes, principalmente da área de negócios. “A gente, quando fala de negócios com os países árabes, tende a achar que vai encontrar dificuldades”, afirmou a presidente do WAHI, Alessandra Frisso (na foto de abertura). Empresária da área de pesquisa, Alessandra acredita que há algumas ideias preconcebidas sobre os árabes. “É um povo muito caloroso, muito querido e muito parecido com o brasileiro”, disse ela.
Outra diretora do grupo, a engenheira civil Claudia Yazigi Haddad, contou sobre as ações que o comitê já realizou na área social em 2020. Em função da pandemia, houve o engajamento em ações da Câmara Árabe para doações para hospitais no Brasil. O grupo também teve forte participação na campanha feita por entidades brasileiras para ajuda humanitária ao Líbano em função da explosão que ocorreu em agosto. “Nós do WAHI estamos sempre atentas em cooperar com quem precisa de ajuda”, disse.
A historiadora Silvia Antibas, diretora cultural da Câmara Árabe e uma das diretoras do comitê feminino, contou do papel que o grupo terá de conectar as mulheres árabes e brasileiras na área cultural. A Câmara Árabe atua na frente cultural, tanto com projetos próprios como dando apoio a iniciativas de terceiros. A ideia é que o WAHI ajude a mostrar a produção cultural de mulheres das duas regiões também.
Profissionais da Câmara Árabe apresentaram outras áreas da Câmara Árabe que terão papel importante na conexão de mulheres brasileiras e árabes. O Escritório Internacional da Câmara Árabe em Dubai foi apresentado pela analista Mariana Marques e fará a ponte com as árabes. A Agência de Notícias Brasil Árabe vai divulgar as ações do comitê e mostrar a presença feminina empreendedora nas duas regiões.
De acordo com Alessandra, o WAHI formará grupos de trabalho para atuação em 2021. As interessadas em integrar o comitê devem se engajar neles segundo suas áreas profissionais. Essa primeira reunião aberta atraiu CEOs, presidentes de associações parceiras da Câmara Árabes, executivas e empresárias de companhias associadas à entidade, advogadas, profissionais de comércio exterior e de empresas exportadoras, entre outras mulheres com interesses no mundo árabe.
Entre as ações realizadas pelo WAHI neste ano esteve a parceria com o grupo Women Inside Trade (WIT), que é formado por mulheres que atuam no comércio exterior e relações internacionais. O WAHI e o WIT realizaram em setembro um webinar sobre desafios e oportunidades para mulheres fazerem negócios com os países árabes. O WAHI também organizou um debate de mulheres dentro da programação do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, promovido pela Câmara Árabe em outubro deste ano.
Leia mais sobre o WIT: