São Paulo – O Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) está visitando Dubai nesta terça-feira (30) e fica por lá até 1º de novembro. A parada nos Emirados Árabes Unidos faz parte de missão para Xangai, na China, e além da diretoria do comitê, representantes de 16 empresas brasileiras estão na comitiva, dos setores de alimentos, equipamentos esportivos, café, consultoria, advocacia, entre outros.
Em entrevista à ANBA por telefone, o diretor titular do CJE, Luiz Hoffmann, contou que os integrantes do grupo participaram da Cúpula Global de Economia Islâmica (foto acima) – que teve início nesta terça-feira e vai até amanhã -, visitaram empresas de consultoria, fizeram rodadas de negócios e apresentações na Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber), e visitaram duas zonas francas. Ao longo do dia, a missão teve contato com mais de 150 empresas árabes.
“Estamos em Dubai aproveitando a parada da viagem para a China com o objetivo de conhecer melhor o mercado e um pouco da cultura do país, como fazer negócios e ter uma ideia do ambiente empresarial. Entendemos que é importante fazer esse networking para poder expandir os negócios, exportar mais produtos e firmar parcerias, criando uma ponte entre o Brasil e os Emirados Árabes”, disse Hoffmann.
Consta na agenda para os próximos dias reuniões com Karen Jones, chefe executiva de operações da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o Oriente Médio e Norte da África, com o diretor de escritórios internacionais da Dubai Chamber, Omar Khan, e com o diretor geral da Emirates Airline no Brasil, Stephan Perard, entre outras.
Cúpula
A Cúpula Global de Economia Islâmica (Global Islamic Economy Summit) é o maior fórum dedicado à economia islâmica do mundo. A quarta edição do evento tem como tema “Um Futuro Compartilhado”, com painéis sobre empreendedorismo de impacto social, financiamento responsável, desenvolvimento da quarta revolução industrial e o aproveitamento da tecnologia de armazenamento de dados blockchain para a economia islâmica.
A cúpula é organizada pela Câmara de Dubai e pelo Centro de Desenvolvimento Econômico Islâmico de Dubai (Diedc). São esperados cerca de 3.000 participantes de mais de 74 países.
China
Com apoio da Apex-Brasil, A Fiesp realiza missão empresarial à China destinada à empresas iniciantes no mercado chinês, oferecendo uma agenda de prospecção de mercado e de negócios, de 02 a 11 de novembro. Os objetivos da missão são conhecer e prospectar tendências do mercado, preferências dos consumidores e oportunidades para inserção de produtos brasileiros na China, prover informações sobre formas de acesso e exigências técnicas, regulatórias e aduaneiras para exportar à China, e geração de networking e introdução aos canais de comercialização chineses.