Isaura Daniel, enviada especial
Brasília – O Chile enviou a Brasília representantes do seu Comitê de Investimentos Estrangeiros para mostrar aos árabes e sul-americanos que o país é um bom lugar para investir. O Comitê participa da Feira de Investimentos, que ocorre dentro do Encontro Empresarial paralelo à cúpula dos países árabes e sul-americanos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
De acordo com informações de um dos assessores de comunicação do Comitê, Alvaro Arroyo, o objetivo é atrair indústrias e também centros de operações. Desde o início do ano, cerca de 50 empresas instalaram bases no país sul-americano. Em um ranking da revista América Economia, Santiago, a capital do país, aparece como a melhor cidade para fazer negócios da América Latina.
O crescimento médio anual do Produto Interno Bruto do Chile entre 1990 e 2004 foi de 5,6%. No ano passado, o país cresceu 6,1% e neste ano deve crescer entre 5,8% e 6,5%. De acordo com o assessor, passaram pelo estande do Chile, em Brasília, tanto pessoas interessadas em vender produtos no país como em ter mais informações sobre as leis de investimentos.