Da redação
São Paulo – Dados divulgados pelo Fundo Comum de Produtos de Base (CFC) indicam que mais de 70% da população mundial depende do cultivo de commodities para sobreviver. O tema será discutido na conferência internacional Iniciativa Global de Produtos de Base, que acontece entre os dias 7 e 11 de maio no hotel Blue Tree Park, em Brasília.
O encontro é promovido pelo fundo em parceria com o Ministério da Agricultura do Brasil. De acordo com a pesquisa do CFC, Etiópia e Uganda, por exemplo, têm mais de 50% das exportações resultantes da venda do café. A banana, gera 25% das receitas do Equador, enquanto Costa do Marfim e Gana conquistam 25% do mercado internacional com o cacau. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura.
"Produtos primários e pobreza são dois assuntos interligados, e não é possível resolver o problema do desenvolvimento mundial e a redução da miséria sem antes lidar com as questões das commodities, já que 70% da população do mundo depende do seu cultivo", afirmou o diretor geral do CFC, Ali S. Mchumo. Cerca de 80 comitivas oficiais devem participar do encontro em Brasília, além de integrantes de movimentos sociais, organizações públicas governamentais e não-governamentais, associações, universidades e setor privado.

