São Paulo – A companhia Syphax Airlines, da cidade de Sfax, na Tunísia, está planejando criar linha aérea direta entre o Brasil e o país árabe. O vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rubens Hannun, e o executivo de Relações Governamentais da entidade, Tamer Mansour, estiveram reunidos com representantes da empresa em Sfax nesta sexta-feira (08). Na cidade acontece também a Medibat, feira do setor de construção da qual a Câmara Árabe e o Ministério de Relações Exteriores do Brasil participam com estande.
A Syphax Airlines é uma sociedade anônima criada por Mohamed Frikha, presidente do grupo empresarial Telnet, e atende destinos nacionais e internacionais, com rotas voltadas principalmente para o Mediterrâneo. Ela foi fundada para ajudar no fortalecimento do desenvolvimento econômico do Sul da Tunísia, onde fica o município de Sfax. Ela já possui, segundo informações do seu site, 45 escritórios em 34 países. A base da companhia é o Aeroporto de Sfax Thyna. Segundo Hannun, a Câmara Árabe deve colaborar para viabilizar a implantação da linha ao Brasil.
Hannun e Mansour estão na Tunísia desde o começo desta semana, onde tiveram uma série de encontros com autoridades, além de participarem da Medibat. De acordo com o vice-presidente de Comércio Exterior, a viagem foi importante em função dos contatos feitos. Eles tiveram a oportunidade de se encontrar com os novos dirigentes das diversas esferas da economia tunisiana, escolhidos no processo pós-revolução.
“Como a Tunísia está em fase de transição, é importante recomeçar esse relacionamento”, afirma Hannun. De acordo com ele, essa foi a hora certa para fazer isso. “Se demorar muito, perde espaço”, afirma, referindo-se ao interesse internacional que o país árabe vem despertando. O vice-presidente afirma que percebeu, na Tunísia atual, a organização dos empresários de forma mais autônoma e a iniciativa privada mais presente na economia, com a criação, por exemplo, de associações empresariais.
Além de encontros com empresários locais e visita à Syphax Airlines nesta sexta-feira, Hannun e Mansour tiveram, na noite de quinta-feira (07), jantar com o futuro embaixador da Tunísia em Brasília, Sabri Bachtobji, e o atual embaixador do Brasil no país árabe, Luiz Antônio Fachini Gomes. Eles conversaram sobre o atual estágio das relações entre Brasil e Tunísia e como esse relacionamento pode ser reativado dentro da atual realidade do país árabe. Bachtobji deve chegar ao Brasil em cerca de um mês.
Os dois representantes da Câmara Árabe deixam a Tunísia neste sábado (09) e partem para a Arábia Saudita, onde irão visitar a Big 5 Saudi, feira do setor de construção que começa neste sábado em Jeddah e segue até a terça-feira (12). A mostra é uma versão da Big 5, que ocorre anualmente em Dubai e reúne importadores de todo o mundo árabe. Hannun e Mansour estarão na mostra como visitantes para avaliar uma possível participação da Câmara Árabe em edições futuras.

