São Paulo – A empresa dnata, que atua globalmente fornecendo serviços aeroportuários e de viagens, lançou drones autônomos para uso em seus armazéns no Aeroporto Internacional Dallas Fort Worth, nos Estados Unidos. A notícia foi divulgada pelo Escritório de Mídia do Governo de Dubai, o Dubai Media Office, nesta segunda-feira (11).
A marca, fundada nos Emirados Árabes Unidos em 1959, chegou à tecnologia através de uma parceria com a startup norte-americana Gather AI. Os drones vão digitalizar processos de admissão de produtos e estoque de armazém, monitorando remessas com 99,8% precisão.
O software criado pela Gather AI permite que as máquinas autônomas mapeiem o ambiente, coletem dados de inventário, meçam temperatura e leiam códigos de barras usando apenas suas câmeras, sem a necessidade de qualquer infraestrutura ativa adicional. Os drones armazenam os dados em um tablet. As informações coletadas por eles, por sua vez, ficarão disponíveis em tempo real em um aplicativo.
Os drones podem operar em temperaturas de até -10 graus Celsius, permitindo que a dnata os utilize em suas instalações de refrigeração de última geração. A companhia planeja implantar gradualmente a nova tecnologia em sua rede global de carga nos próximos anos.
“Estamos entusiasmados em apresentar a tecnologia de ponta em nossas operações para levar o manuseio de cargas a um novo nível. Os drones autônomos e a plataforma de gerenciamento de estoque de nosso parceiro fornecem maior transparência em todas as nossas operações”, disse Guillaume Crozier, vice-presidente da divisão da dnata para operações e desenvolvimento de produtos.
A empresa árabe atua com mais de 300 clientes de companhias aéreas oferecendo serviços de manuseio em solo, carga e catering em 35 países. A companhia oferece assistência em terra em 80 aeroportos ao redor do mundo.