Kuwait News Agency*
Tóquio – A companhia Marubeni Corp., quinta maior trading do Japão, pretende adquirir 40% das ações da usina Taweelah A2, que fica a cerca de 60 quilômetros a noroeste de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A usina gera, por dia, 710 mil quilowatts de energia utilizando gás natural e 230 mil toneladas de água potável utilizando equipamento de dessalinização. As informações foram publicadas na terça-feira (06) pelo jornal nipônico Nikkei Shimbun.
A Marubeni deverá pagar cerca de US$ 140 milhões à Abu Dhabi National Energy Company pela participação na usina, e em seguida vender 6% à companhia de engenharia JGC.
A Marubeni e a JGC já estão construindo a Taweelah B, usina de geração de energia e dessalinização que terá capacidade para produzir dois milhões de quilowatts e 700 mil toneladas de água potável por dia, ao lado da usina Taweelah A2. A construção da usina tem conclusão prevista para julho de 2008.
A trading também está envolvida em outro projeto de construção de usina nos Emirados, avaliado em US$ 2,8 bilhões, em parceria com uma empresa do Reino Unido, entre outras. A usina será construída na cidade de Fujairah e deve entrar em operação em 2010.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

