Da redação*
São Paulo – A companhia Nordstrom Inc., dos Estados Unidos, informou ontem (26) que vai vender a marca francesa Façonnable para o grupo investidor M1 Group, do Líbano. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press.
Fundada em 1961, a Façconable produz sapatos, óculos, relógios perfumes e acessórios de luxo para homens e mulheres, e conta com uma rede de lojas próprias. A marca será vendida por US$ 210 milhões. O contrato assinado com o M1 Group prevê que a Nordstrom vai continuar trabalhando com mercadorias da Façonnable nos próximos três anos.
Sediada em Seattle, nos Estados Unidos, a Nordstrom foi fundada em 1901. A companhia, que inicialmente era uma loja de sapatos, hoje também vende roupas, acessórios, bolsas, jóias, cosméticos, perfumes e móveis. A Nordstrom tem 148 lojas em 27 estados dos Estados Unidos.
O M1 Group, de Beirute, investe principalmente em telecomunicações, energia e imóveis. A transação deverá ser concluída no final de agosto. De acordo com a Nordstrom, os funcionários da Façonnable nos Estados Unidos e em Nice, na França, receberão propostas de trabalho na M1.
"A venda vai permitir que a Nordstrom se concentre em seu ramo principal de atuação e ainda assim continue oferecendo a marca Façonnable aos clientes", disse Blake Nordstrom, presidente da Nordstrom, em nota divulgada à imprensa.
"A Façonnable tem potencial para se tornar uma marca global e o M1 pretende investir na marca no longo prazo, para conquistar novos mercados e criar novas linhas de produtos", afirmou em outra nota Azmi Mikati, executivo-chefe do M1 Group. O M1 pertence à família do ex-primeiro-ministro libanês, Najib Mikati.
A Nordstrom comprou a Façonnable por US$ 169 milhões em 2000. A linha de produtos da Façonnable é comercializada nas lojas e butiques da Nordstrom desde 1989 e é uma das marcas mais vendidas pela companhia.
Atualmente a Nordstrom opera quatro butiques da Façonnable nos Estados Unidos e 37 na Europa. A marca também é vendida em outras butiques e lojas de departamentos na Europa, Oriente Médio, Canadá e América Latina.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

