São Paulo – De 23 a 26 de novembro, a Big 5 será a maior arena de negócios da construção civil do mundo árabe. Com três mil expositores, de 50 países, a feira de Dubai atrai o interesse das empresas brasileiras.
É por isso que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizou uma preparação para as empresas participantes entenderem melhor o mercado árabe. Realizado nesta terça-feira (27), na sede da Câmara, o evento contou com a presença de mais da metade dos participantes da feira.
Marcus Amato, gerente de Exportação da empresa de cerâmicas Gyotoku, conta que sua empresa deve levar à Big 5 uma nova linha de produtos lançada este ano. Ele espera incrementar seus negócios nos mercados árabes, principalmente na Arábia Saudita.
É a terceira vez que a Gyotoku participa da feira. A empresa já tem negócios na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Argélia e Egito.
"É uma feira fundamental para quem quer entrar nestes países e prospectar mais negócios. Temos também ações pós-feira, com um vendedor visitando o mercado árabe. Sempre temos a oportunidade de encontrar novos clientes", conta.
Jeferson dos Santos, CEO da fabricantes de betoneiras Menegotti, espera ampliar seus negócios e buscar novos parceiros. A empresa já atua nos mercados da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait.
Há também empresas que estão indo pela primeira vez à feira, com o objetivo de estrear no mercado árabe, como a fabricante de tubos Kanaflex. “A expectativa é muito grande e nós estamos confiantes”, afirma Douglas de Campos, gerente de Exportação da empresa.
Ele conta também que a Kanaflex já definiu uma pré-meta de negócios para os Emirados Árabes Unidos. “Estabelecemos uma pré-meta de US$ 2 milhões para o ano que vem, para atender o mercado de Dubai. Será o nosso início e, a partir daí, faremos o desenvolvimento dos mercados vizinhos”.