Dubai – Foi destaque na imprensa local a contratação do atacante brasileiro Ricardo Oliveira pelo clube Al Jazira de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Com foto e chamada que ocupa a maior parte da primeira página da edição deste domingo (19), o The National, principal jornal em inglês do emirado, destaca que a compra do jogador por 14 milhões de euros é a mais cara transação do gênero na história do futebol do país.
Com ênfase no valor recorde da contratação, o diário informa que Oliveira chega para substituir outro brasileiro, Fernando Baiano, que acaba de se transferir para o rival Al Wahda, também de Abu Dhabi. Segundo o The National, Baiano recusou uma proposta de 5 milhões de euros para continuar no time por mais dois anos, pois queria um contrato de três anos no total de 9 milhões de euros.
Oliveira deixa o espanhol Real Betis para fazer dupla de ataque com o também brasileiro Rafael Sobis, que detinha até então o título de jogador mais caro do futebol dos Emirados. Ele foi contratado na temporada passada por 10 milhões de euros.
“Eu pensei na família e tive que tomar essa decisão. É uma oferta que vai beneficiar os dois, o Betis e o Zaragoza”, disse Oliveira, segundo o jornal, referindo-se aos dois times espanhóis que detinham seu passe. “Eu tomei a decisão e foi importante para mim e para o Betis”, acrescentou o jogador.
E é uma dupla com potencial para ser de peso. Ambos os jogadores já defenderam a Seleção Brasileira e tiveram destaque em clubes do Brasil e da Europa. Oliveira, paulista de 29 anos, jogou na Portuguesa, Santos, São Paulo, Valencia, Milan, Zaragoza e Betis. Sobis, gaúcho de 24 anos, revelação do Internacional, liderou a vitória do time de Porto Alegre sobre o São Paulo na final da Copa Libertadores da América de 2006.
Vale lembrar que o Tricolor Paulista é o clube brasileiro mais vitorioso em grandes torneios internacionais, com três títulos da Libertadores e três do Mundial Interclubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), além de ser o único a deter a marca de pentacampeão brasileiro.
Os torcedores do Al Jazira, porém, terão que esperar para ver o dois brasileiros juntos em ação. É que Sobis sofreu rompimento dos ligamentos do joelho e só deve voltar a atuar em dezembro. O Al Jazira pertence ao xeque Mansour Bin Zayed, dono também do britânico Manchester City.

