São Paulo – Compradores da Arábia Saudita, Líbano e Catar estão entre os 24 importadores de 15 países que vão participar das rodadas de negócios da feira Hospitalar, de produtos e equipamentos médico-hospitalares, que será realizada de 02 a 05 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. Os encontros, que começam a partir de quarta-feira (03), devem gerar US$ 9 milhões em negócios para os próximos 12 meses, segundo a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo).
A maior delegação é da Arábia Saudita, formada por quatro empresas. “Dos países árabes, a Arábia Saudita está entre os maiores importadores [de equipamentos médico-hospitalares] do Brasil”, afirmou o diretor-executivo da Abimo, Hely Maestrello. Segundo ele, as exportações brasileiras do setor para o mercado árabe vêm crescendo a cada ano, principalmente após a participação em feiras em Dubai.
No ano passado, as exportações brasileiras de produtos médico-hospitalares e odontológicos para os países árabes ficaram em torno de US$ 10 milhões, representando um crescimento de 26,65% em relação ao ano de 2007. “Desde 2003, quando fizemos uma missão para Arábia Saudita, a gente abriu mercado e estamos mantendo”, disse Maestrello.
Este ano será a oitava edição das rodadas de negócios na Hospitalar, promovidas pela Abimo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Serão 50 empresas brasileiras que terão 600 reuniões em três dias, ultrapassando as 543 do ano passado. Segundo Maestrello, os encontros têm como objetivo fomentar as exportações do setor pela aproximação da oferta e demanda, atendendo aos interesses comuns dos empresários.
Além dos árabes, também participam importadores da Índia, Malásia, Tailândia, Coréia, Bangladesh, Peru, Equador, Venezuela, México, Panamá, Rússia e Canadá. “A maioria ainda não importa do Brasil. A idéia é que eles conheçam os produtos brasileiros”, disse Maestrello.
De acordo com o presidente da Abimo, Franco Pallamolla, em nota divulgada pela entidade, uma das estratégias para driblar a crise internacional é a consolidação do produto brasileiro em novos destinos, assim como destacar a imagem do Brasil como um “player” importante nesse setor.
Egípcios
A feira Hospitalar deve render negócios também para exportadores do mundo árabe. Empresas egípcias terão estande no evento para mostrar seus produtos. Entre elas está a Enteplin, fabricante de componentes médicos descartáveis, que participa da feira pela terceira vez. Outra empresa egípcia que retorna ao evento é a Euromed for Medical Industries, fabricante de produtos para anestesia e cirurgia. As empresas do país árabes estão sendo patrocinadas pela Associação dos Exportadores Egípcios (Expolink).
Feira
A 16ª edição da Hospitalar terá mais de mil expositores e espera receber visitantes de mais de 70 países. No ano passado, a feira recebeu 78 mil profissionais interessados em produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, farmácias, clínicas e consultórios.
Serviço
Hospitalar
Data: de 02 a 05 de junho
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Horário: das 12h às 21h
Tel. +55 (11) 3897-6199

