São Paulo – Quatro países árabes foram beneficiados, entre janeiro e novembro deste ano, com 11,5 mil toneladas em alimentos doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o balanço do período divulgado nesta terça-feira (30) pela instituição, foram entregues pela Conab, no total, entre janeiro e novembro, 42,9 mil toneladas de alimentos. A maior parte foi destinada a comunidades brasileiras.
Do total de alimentos doados pela Conab, 12,1 mil toneladas foram para assistência humanitária internacional. Desta parcela, a maior parte foi para países árabes. De acordo com os dados da Conab, a Faixa de Gaza recebeu 7.071 toneladas, a Cisjordânia recebeu 452 toneladas, o Líbano foi beneficiado com 795 toneladas e a Síria, com 2.451 toneladas. Para a Jordânia, foram repassadas 731 toneladas de alimentos. A Nicarágua, país da América Central também contemplado com doações, recebeu 600 toneladas de alimentos.
Cisjordânia e Faixa de Gaza, na Palestina, se envolveram em conflitos com Israel neste ano e a Síria tem combates entre opositores e forças do governo desde 2011. Líbano e Jordânia receberam muitos dos refugiados sírios e precisaram de assistência internacional.
No Brasil, foram entregues 30,8 mil toneladas de alimentos a populações em situação de insegurança alimentar. Comunidades de acampados receberam 11.537 toneladas; quilombolas, 4.871 toneladas; terreiros (área rural perto de fazendas), 1.923 toneladas; indígenas, 6.350 toneladas; atingidos por barragens, 2.117 toneladas; pescadores artesanais, 329 toneladas; e vítimas de calamidades, 646 toneladas. Outras comunidades receberam 3.101 toneladas. No total, segundo a Conab, 351 mil famílias foram beneficiadas pelas doações nacionais.
As doações são organizadas pela Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (Cgfome) do Ministério das Relações Exteriores. A Conab, por sua vez, adquire os alimentos, armazena e participa da distribuição.


