Brasília – A produção brasileira de grãos deve chegar a 210,3 milhões de toneladas na safra 2015/2016. O volume representa 1,3%, ou 2,6 milhões de toneladas a mais do que a safra anterior, que foi de 207,7 milhões. As estimativas estão no sexto levantamento da safra divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O principal destaque é a soja, que deverá atingir 101,2 milhões de toneladas, 5 milhões a mais do que na safra anterior.
Também nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou a segunda estimativa de 2016 para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas, que indica produção de 211,3 milhões de toneladas, resultado 0,9% superior ao de 2015, que foi o maior da história.
A pesquisa do IBGE considera o ano civil, ao passo que a da Conab diz respeito ao ano safra. As previsões de fevereiro do IBGE, diante do cenário de janeiro, indicam que a produção variou positivamente 0,3%. O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo, que, somados, representaram 92,8% da estimativa da produção.
Segundo o IBGE, as estimativas da produção de soja cresceram 4,9%, mas, em contrapartida, caíram as projeções de produção de arroz e milho.