São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove o webinar “Marrocos e Brasil: O Agronegócio Conectando os Continentes”, no dia 09 de setembro, próxima quarta-feira, às 09 horas. As inscrições estão abertas e o evento é gratuito. Vão falar autoridades e especialistas dos dois países, com tradução simultânea para o português e o inglês.
O Brasil vem intensificando as exportações de produtos agrícolas ao Marrocos, como milho, açúcar, soja e café. De janeiro a julho, foram vendidos US$ 319 milhões em produtos ao país árabe, alta de 34,7% em relação ao mesmo período em 2019. O Brasil também está importando mais produtos do país árabe, como fertilizantes, fosfato (foto acima), amônia e sardinha. Nos primeiros sete meses deste ano, o Brasil importou US$ 589,8 milhões em produtos marroquinos, alta de 20,8% no mesmo comparativo.
De acordo com o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o crescimento se deve a um esforço da relação governamental entre os dois países. “Acredito que as relações governamentais estão aumentando e vejo uma oportunidade muito grande de assinar acordos de cooperação e facilitação de investimentos, e quem sabe um acordo Mercosul e Marrocos num futuro próximo”, disse.
O webinar será mais voltado ao mercado agrícola porque foi o que mais cresceu nos últimos meses, mas também tratará de logística, investimentos e outras pautas. O evento, portanto, é aberto a todos os setores interessados em realizar negócios com o Marrocos.
Da abertura, participam o embaixador do Brasil em Rabat, Julio Bitelli, o embaixador do Marrocos em Brasília, Nabil Adghoghi, e o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
A palestra “Mercados estratégicos e complementares na cadeia do agronegócio: A inovação, troca de know-how e diversificação no fluxo comercial” contará com cinco painelistas. O pesquisador, gerente e coordenador internacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alexandre Morais do Amaral, falará sobre a agricultura brasileira e as oportunidades de parceria em inovação e tecnologia. O adido agrícola do Brasil no Marrocos, Nilson César Castanheira Guimarães, falará sobre como fortalecer e intensificar a complementaridade econômica entre os países.
Representando a OCP no Brasil, a maior indústria de fertilizantes marroquina, o head Olavio Takenaka fala sobre o Brasil como mercado estratégico. Abordando a complementariedade no agronegócio, suas oportunidades e desafios estarão a diretora executiva de mercado externo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Patrícia Gomes, e o gerente comercial da empresa Jacto, de maquinário agrícola, Gustavo Serizawa.
As apresentações serão mediadas pela gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar. Ao final das palestras o webinar será aberto para perguntas do público.
Serviço
Webinar “Marrocos e Brasil: O Agronegócio Conectando os Continentes”
09 de setembro, quarta-feira, 9 horas
Inscrições aqui