Geovana Pagel
São Paulo – A fabricante de autopeças Tupy, com sede em Joinville, no estado de Santa Catarina, exporta conexões de ferro maleável para o mercado árabe desde a década de 1980. As conexões, produzidas pela empresa desde sua fundação, há 68 anos, são utilizadas em redes de água fria e quente, de ar comprimido, de óleo diesel e outros combustíveis, em equipamentos de refrigeração e caldeiras, em sistemas de combate a incêndios e em sistemas de irrigação.
O mercado árabe importa principalmente as conexões para sistemas de irrigação. Ao longo desses 20 anos, as exportações para a região têm se mantido estáveis, porém há expectativas de aumento dos negócios. Os produtos da Tupy, inclusive, devem ser utilizados em outros segmento na região. "O crescimento deverá vir em função dos pólos petrolíferos, já que conexões são bastante utilizadas em plataformas e refinarias", afirma Francisco Cardoso, gerente de vendas de conexões para o Oriente Médio.
A Tupy lidera o mercado nacional de conexões e exporta para cerca de 40 países, de todos os continentes. Segundo Cardoso, as vendas para Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Síria são diretas e por meio de representantes comerciais locais. Nos países, a comercialização do produto ocorre por meio de grandes atacadistas de material para a indústria, lojas de material de construção e comércio especializado em hidráulica.
De acordo com o gerente, as conexões Tupy são produzidas de acordo com especificações de normas internacionais. As conexões correspondem a cerca de 5% da produção. Em volume representam aproximadamente 22 mil toneladas ao ano e mais da metade é exportada. Os países árabes consomem cerca de 5% das exportações de conexões.
Perfil
A empresa é a maior fundição da América Latina e uma das cinco maiores do mundo entre as fundições que atendem ao mercado automotivo global. Fundada em 1938 em Joinville, Santa Catarina, a companhia conta atualmente com cerca de 8.300 funcionários, nos parques fabris de Joinville e de Mauá, no estado de São Paulo. Sua capacidade produtiva é de 500 mil toneladas ao ano.
A Tupy fabrica conexões mas também tem atuação forte no setor automotivo, com produtos como componentes estruturais de sustentação, segurança e propulsão de veículos, como blocos e cabeçotes de motor, girabrequins, coletores de escape, discos e tambores de freio, caixas de satélite e carcaças de direção, entre outros. Cerca de 90% de tudo o que a Tupy produz é destinado ao mercado automotivo.
A empresa também produz conexões de ferro maleável para tubulações condutoras de líquidos, gases e vapores, granalhas de ferro e aço para limpeza de superfícies e corte de mármores e granitos, além de perfis de ferro para uso industrial.
Com escritórios de negócios nos Estados Unidos, México, Alemanha, Inglaterra, Itália, Argentina e Japão, a companhia exporta desde os anos de 1960, mas foi nos anos de 1990 que se tornou um competidor global. Atualmente, as exportações respondem por mais de 60% da receita. Em 2005, a receita operacional líquida da empresa alcançou R$ 1,6 bilhão.
Entre os principais clientes do mercado externo estão Cummins, Ford, DaimlerChysler, Peugeot, Iveco, Perkins e General Motors. No Brasil, além de fornecer para grandes marcas do setor automotivo, a empresa é líder no segmento de conexões de ferro maleável.
Tupy
Telefone: +55 (47) 4009 8181
E-mail: tupy-sa@tupy.com.br
Site: www.tupy.com.br

