São Paulo – A confecção Monthal, com fábrica de lingerie no município de Bom Jardim, no Rio de Janeiro, já exporta para os Emirados Árabes Unidos e quer ampliar sua carteira de clientes no Oriente Médio. “Produzimos uma lingerie glamurosa, chique e confortável, que atende o gosto refinado e exigente de muitas mulheres árabes”, afirma Eleonora Erthal, proprietária da marca.
A empresa, que produz cerca de 20 mil peças e emprega 70 funcionários, também exporta para Portugal, Angola e Estados Unidos. “Hoje, cerca de 20% da nossa produção vai para o mercado externo e queremos aumentar em 10% esse percentual até 2010”, garante. “Estamos sempre em busca de novidades tecnológicas que chamam a atenção dos importadores”, acrescenta a empresária.
Um exemplo disso é o recente lançamento de uma linha de fibra de bambu, que é ecologicamente correta e será apresentada para os compradores internacionais. “Produzido a partir da fibra natural de bambu, o tecido apresenta excelente permeabilidade, maciez e alta elasticidade”, diz a Eleonora. Segundo ela, a matéria-prima é extraída de acordo com princípios de sustentabilidade, sem agressão ao meio ambiente, o que caracteriza uma produção que obedece aos padrões de proteção ambiental e respeita a natureza.
De acordo com a empresária, a lingerie de fibra de bambu é recomendada para o dia-a-dia pois permanece bonita mesmo após repetidas lavagens, mantendo a cor e o acabamento. A lingerie de fibra ecológica de bambu apresenta característica anti-bacteriológica. “Devido sua rápida absorção de umidade o tecido inibe o ambiente propício para proliferação de bactérias sendo bem mais eficiente do que tecidos de poliamida, por exemplo”, afirma.
No mercado interno a Monthal está presente em butiques e lojas especializadas nas principais capitais do país.
Pólo
A Monthal faz parte do Pólo de Moda Íntima de Nova Friburgo, situado na região serrana do Rio de Janeiro. Representado por 900 confecções de lingerie, moda praia e fitness, o pólo abrange seis municípios: Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Bom Jardim, Duas Barras e Macuco. Juntas, essas empresas geram mais de 20 mil postos de trabalho e produzem, aproximadamente, 125 milhões de peças por ano.
Hoje, as peças produzidas no pólo preenchem uma importante fatia do mercado brasileiro de lingerie, em alguns segmentos, esta representatividade chega a 25% do mercado nacional, o que mostra o sucesso deste Arranjo Produtivo Local (APL) e a força do desenvolvimento industrial da pequena e média empresa no país.
Contato
Site: www.monthal.com.br
Telefone: +55 (22) 2566.2230

