Marina Sarruf
São Paulo – A empresa catarinense Malhas Kyly, especializada em moda para crianças e adolescentes, quer ampliar suas exportações para os países árabes. As roupas da marca Kyly já são vendidas para Arábia Saudita e Líbano. As exportações para o mercado saudita começaram em 2003 e para o libanês no ano passado.
"O volume embarcado para o mercado árabe ainda é muito pequeno, mas temos perspectivas positivas pela frente", disse o presidente da empresa, Salézio José Martins. O executivo acredita que o fato de os países árabes terem temperaturas altas pode impulsionar as vendas. "Queremos buscar mercados nos quais faz calor o ano inteiro porque nossas roupas são leves", afirmou. Ele pretende começar a vender também para os demais países árabes.
Segundo Martins, dos países árabes, o Líbano importa o maior volume, porém ainda não ultrapassa 1% dos 25% do total exportado pela Malhas Kyly. "Os países árabes têm potencial para importar os produtos da Kyly, estamos buscando o melhor caminho para chegar na região", disse Martins.
O contato com importadores do Líbano ocorreu em 2004 na Texfair, feira internacional da indústria têxtil, em Blumenau, no estado de Santa Catarina. "No ano passado embarcamos duas vezes para o Líbano. Este ano eles não poderão vir para o Brasil, mas já encaminhamos os catálogos da coleção primavera verão para eles fazerem os pedidos", explica Martins. De acordo com o presidente da Kyly, as cores fortes são as que mais agradam o mercado árabe.
A empresa exporta também para Espanha, Estados Unidos, França, Israel, países do Caribe, América Central, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
No ano passado, o faturamento da Malhas Kyly foi de R$ 80 milhões. Martins acredita que o volume exportado deve se manter estável em 2005. "Nossa meta principal é começar a exportar mais a nossa própria marca", afirma o presidente. Alguns países compram as peças sem marca. A produção mensal da empresa varia de 700 mil a 800 mil roupas.
As peças fabricadas pela Malhas Kyly variam de blusas, camisetas, conjuntos de moletom, vestidos, jaquetas e calças. O público da empresa é formado principalmente por crianças de zero a oito anos. No ano passado, porém, foi desenvolvida a linha Kyly Next, voltada para adolescentes de 12 a 18 anos.
A empresa
A Malhas Kyly está localizada na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, e foi fundada em 1985. No início de sua produção contava com apenas dois teares usados para produzir malhas em rolo para serem distribuídas a pequenos confeccionistas da região de Blumenau, onde a empresa estava localizada. Já em 1987, a empresa se transferiu para sua atual sede e passou a produzir suas próprias confecções.
Atualmente, a Malhas Kyly conta com 350 costureiras e a expectativa é de aumentar esse número para 500 profissionais até o final do ano. No início de 2005, foram investidos mais de R$ 2 milhões em novos equipamentos. A empresa tem capacidade para produzir mais de um milhão de peças ao mês.
Contato
Malhas Kyly
Telefone: +55 47 387-8888
Site: www.kyly.com.br

